Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Tryo Teatro Banda, de Santiago do Chile, estreia trilogia no CCBB

Com mais de 25 anos de apresentações em países da América Latina, Europa e Ásia, a música é a alma das encenações

Por lu.lacerda
Atualizado em 12 jun 2025, 17h06 - Publicado em 12 jun 2025, 16h00
Julio Adrião e Silvio Tendler; Caco Ciocler e Enrique Diáz
Julio Adrião e Silvio Tendler; Caco Ciocler e Enrique Diáz (Vera Donato/Divulgação)
Continua após publicidade
Marcela Monteiro, Julio Adrião, Francisco Sánchez e Sidnei Pereira
Marcela Monteiro, Julio Adrião, Francisco Sánchez e Sidnei Pereira (Vera Donato/Divulgação)
CH0A9347-Gustavo Gasparani, Paulo Verlings e Maria Ceiça
Gustavo Gasparani, Paulo Verlings e Maria Ceiça (Vera Donato/Divulgação)
Luiz Octavio, Fernanda Botelho, Carolina Gonzalez e Rodrigo Horta
Luiz Octavio, Fernanda Botelho, Carolina Gonzalez e Rodrigo Horta (Vera Donato/Divulgação)
CH0A9310-Pedro Yudi, Paulo Verlings e Miwa Yanagizawa
Pedro Yudi, Paulo Verlings e Miwa Yanagizawa (Vera Donato/Divulgação)
Julio Adrião e Silvio Tendler
Julio Adrião e Silvio Tendler (Vera Donato/Divulgação)
Continua após a publicidade
CH0A9301-Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo
Luciana Duarte e Jeyzon Leonardo (Vera Donato/Divulgação)
Caco Ciocler e Enrique Diáz
Caco Ciocler e Enrique Diáz (Vera Donato/Divulgação)
CH0A9274-Ney Motta e Alexandre Montaury
Ney Motta e Alexandre Montaury (Vera Donato/Divulgação)
Continua após a publicidade
Carlos Marín, cônsul do Chile no Brasil, Julio Adrião e Gabriela de Mello Lauer (secretária administrativa do consulado chileno)
Carlos Marín, cônsul do Chile no Brasil, Julio Adrião e Gabriela de Mello Lauer (secretária administrativa do consulado chileno) (Vera Donato/Divulgação)
Marcela Monteiro, Julio Adrião, Francisco Sánchez e Sidnei Pereira
Marcela Monteiro, Julio Adrião, Francisco Sánchez e Sidnei Pereira (Vera Donato/Divulgação)
José Caetano, Francisco Sánchez e Eliane Costa
José Caetano, Francisco Sánchez e Eliane Costa (Vera Donato/Divulgação)
Continua após a publicidade

A companhia TryoTeatro Banda, de Santiago do Chile, estreou a trilogia “Três histórias que mudaram a história”, com curadoria e coordenação do ator, diretor e produtor Julio Adrião, no Centro Cultural Banco do Brasil, nessa quarta (11/06). Com mais de 25 anos de apresentações em países da América Latina, Europa e Ásia, a música é a alma das encenações.

Cada espetáculo da trilogia será apresentado em semanas diferentes: “Pedro de Valdívia: la gesta inconclusa”, de 11 a 22 de junho; “Magalhães a 500 años de la primera vuelta al mundo”, de 25 a 29 de junho; e “Fico”, de 02 a 06 de julho, de quarta a domingo, no CCBB, em temporada única no Brasil. “A Tryo é uma máquina de criação compulsiva e poder apresentá-los ao público carioca por um inteiro mês é um privilégio, o melhor do teatro chileno do século XXI”, comenta Julio que, claro, não falaria absolutamente nada diferente disso.

Francisco Sánchez, fundador e diretor da cia, tem uma história curiosa com o país, que conheceu em 1996, pela Amazônia. Entrou pela Bolívia e primeiro conheceu o Acre. Sua percepção inicial foi com a floresta e a espiritualidade, um país muito mais indígena e pobre, mas muito rico através de uma região que poucos brasileiros conhecem, carregada de dramaticidade, guerras e mortes, o que para ele se assemelha às escolhas da Tryo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.