TJ-RJ aceita dispensar ternos para advogados no verão
Com calorão, TJRJ dispensa terno e gravata para advogados

O Tribunal de Justiça do Rio decidiu dispensar, até 20 de março, uso de terno e gravata para os advogados nas audiências e sessões de julgamentos, valendo também para quem fizer despachos e aqueles que transitam no Fórum. O traje é social, com camisa fechada.
No entanto, o Tribunal Federal da 2ª Região negou o pedido da OAB-RJ para fazer o mesmo em suas dependências. No doc, a OAB Rio alega que as altas temperaturas somadas à rotina da vida forense favorecem o ambiente prejudicial à saúde de advogados.
A coluna falou com o advogado Gabriel de Britto Silva, que viu o ato da corregedoria do TJRJ e não deu nem tchum, já que a Ordem faz o requerimento todos os anos: “Não é algo excepcional e incomum. De todo o modo, embora haja o notório calor de 40 graus, no interior dos Fóruns e do Tribunal de Justiça, há ar condicionado, de modo que, no momento de despachar com os Juízes e Desembargadores, dificilmente os advogados vão dispensar o terno e a gravata, não só pelo ritual relativo ao ato, mas também porque os magistrados estarão de terno e gravada e as Magistradas de tailleur”. Haja suor (argh!).