Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

TJ-RJ aceita dispensar ternos para advogados no verão 

Com calorão, TJRJ dispensa terno e gravata para advogados

Por lu.lacerda
Atualizado em 25 fev 2025, 10h11 - Publicado em 25 fev 2025, 09h00
advogado
 (IA/Internet)
Continua após publicidade

O Tribunal de Justiça do Rio decidiu dispensar, até 20 de março, uso de terno e gravata para os advogados nas audiências e sessões de julgamentos, valendo também para quem fizer despachos e aqueles que transitam no Fórum. O traje é social, com camisa fechada.

No entanto, o Tribunal Federal da 2ª Região negou o pedido da OAB-RJ para fazer o mesmo em suas dependências. No doc, a OAB Rio alega que as altas temperaturas somadas à rotina da vida forense favorecem o ambiente prejudicial à saúde de advogados.

A coluna falou com o advogado Gabriel de Britto Silva, que viu o ato da corregedoria do TJRJ e não deu nem tchum, já que a Ordem faz o requerimento todos os anos: “Não é algo excepcional e incomum. De todo o modo, embora haja o notório calor de 40 graus, no interior dos Fóruns e do Tribunal de Justiça, há ar condicionado, de modo que, no momento de despachar com os Juízes e Desembargadores, dificilmente os advogados vão dispensar o terno e a gravata, não só pelo ritual relativo ao ato, mas também porque os magistrados estarão de terno e gravada e as Magistradas de tailleur”. Haja suor (argh!).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.