Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Só dois chefes de Estado exigiram “fiscal” na cozinha da chef Morena Leite

Depois do G20 no Rio, Morena segue para Brasília, onde faz o cardápio do jantar oferecido por Lula ao chinês Xi Jinping

Por lu.lacerda
Atualizado em 19 nov 2024, 16h15 - Publicado em 19 nov 2024, 14h00
MOrena
Morena Leite: chef do G20 no Rio e de jantar para Xi Jinping em Brasília  (Eny Miranda/Divulgação)
Continua após publicidade

Entre todos os chefes de Estado que participam do G20 (18 e 19/11), no MAM, dois presidentes tiveram “fiscal” na cozinha, sob o comando da chef Morena Leite: o da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e dos EUA, Joe Biden. Os integrantes das comitivas dos dois países, os “homens de preto”, experimentaram todos os pratos.

O encontro reuniu 20 dos 21 líderes dos países e blocos que compõem o grupo, além de governantes de países convidados e suas comitivas; ao todo, comida para 300 pessoas numa estrutura de quase 300 funcionários, entre cozinheiros, estoquistas, garçons e produtores.

Morena é conhecida por apresentar pratos regionais do Brasil – já serviu o francês Emmanuel Macron durante um evento no Itamaraty, no dia 28 de março, e nesta quarta (20/11), viaja a Brasília para elaborar o cardápio do jantar oferecido por Lula ao chinês Xi Jinping. “Aqui, no Rio, ele não pediu nada específico no cardápio, mas, em Brasília, vai ser diferente; vou levar o chef gaúcho Vico Crocco para participar”, diz ela, que é curadora gastronômica do cerimonial do Itamaraty.

Mais detalhes sobre o jantar são segredos de estado, mas ela diz que, por ora, não teve nenhum pedido específico, portanto, não deve fugir do seu estilo, valorizando os ingredientes nacionais. No primeiro dia do G20, foram servidos tomate com cuscuz nordestino refogado com legumes sobre cama de folhas e duas opções de principais: um espeto de costelinha com rubacão, arroz cremoso paraibano com queijo coalho e pirarucu com purê de mandioca e farofa com tucupi, além da opção vegetariana. Para sobremesa, pudim à base de castanha-do-pará e mousse. Já nesta terça (19/11), teve moqueca baiana, picadinho com rosti de mandioca e, novamente, o nhoque vegetariano.

Continua após a publicidade
Em maio, Morena também cozinhou com a chef Telma Shiraishi (do Aizomê e embaixadora da gastronomia japonesa pelo governo japonês), para 180 pessoas na recepção ao primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.