Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

RioFilme: um olhar para os idosos criativos 

Os editais da RioFilme deste ano, com inscrições abertas esta semana, trouxeram mudanças de acordo com esse novo tempo

Por lu.lacerda
Atualizado em 11 jul 2025, 17h05 - Publicado em 11 jul 2025, 16h01
inema
 (Facebook/Brazil International Film Festival/Reprodução)
Continua após publicidade

O Rio está entre os três estados brasileiros com o maior percentual de idosos (pouco mais de 3 milhões), de acordo com o Censo Demográfico — a partir dos 60, mas, a medir pela longevidade e atual estilo de vida ativo, esse número teria que mudar.

Os editais da RioFilme deste ano, com inscrições abertas esta semana e com maior investimento da história, R$ 100 milhões, trouxeram mudanças de acordo com esse novo tempo: a inclusão de mais um grupo, os cineastas da maioridade, que serão beneficiados com pontos adicionais na classificação dos projetos selecionados.

No primeiro trimestre deste ano, a produção cinematográfica carioca teve 80% da participação no mercado (market share) do cinema nacional, impulsionado por “Ainda Estou Aqui” (Oscar de melhor filme internacional) e “Auto da Compadecida 2” (com recursos da RioFilme). Ambos os cineastas dessas produções, tanto Walter Salles, 69, quanto Guel Arraes, 71, pela legislação, são considerados bem idosos.

A lista de “idosos” ativos é enorme: Ruy Guerra, 93 anos; Luiz Carlos Lacerda o Bigode, 79; Lúcia Murat, 76; Anna Muylaert, 61; Walter Lima Jr., 86; Neville d’Almeida, 84 e assim vai. A lista de idosos criativos querendo uma oportunidade deve ser bem grande, e qualquer um pode se inscrever. “A ideia é facilitar o financiamento a grandes realizadores que não têm mais a mesma capacidade de captar recursos”, diz Leonardo Edde, diretor-presidente da RioFilme.

O edital também garante pontuações adicionais a projetos apresentados por mulheres, PCD’s, indígenas, pessoas negras, trans e moradores de áreas mais pobres do Rio.

O edital completo está aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.