Rio vai ter parque municipal na Barra/Jacarepaguá
Câmara dos Vereadores aprova projeto que deve transformar a região na Zona Oeste em atração turística
O Rio vai ganhar o Parque Municipal Natural Perilagunar da Lagoa do Camorim, no Complexo Lagunar de Jacarepaguá e Barra, em projeto de lei aprovado nesta quinta (14/11). Ainda falta sanção do prefeito, mas, como entusiasta de atrações turísticas, a assinatura é certa.
O biólogo Mario Moscatelli, “guardião informal” do ecossistema carioca, foi quem entregou a Carlo Caiado a ideia do parque: “Cheguei ao sistema lagunar de Jacarepaguá profissionalmente, em 1992. Acompanhei sua degradação com profunda angústia e onde pude, com apoio da iniciativa privada, recuperei trechos daquelas lagoas. No entanto, faltava atacar as causas bem como as consequências de sua degradação. Finalmente, isso começou, de fato, a acontecer em 2021 e vem se intensificando com o processo de dragagem em andamento. No entanto, nesse pacote de boas notícias, faltava uma para coroar os recentes encontros de lontras (a 1ª foi vista há uma semana) e biguatingas no sistema lagunar como prognóstico de novos tempos”.
E segue: “Fico muito feliz com essa aprovação da criação do parque, formado por áreas de manguezais e brejos numa área de 220 mil metros quadrados voltados para a conservação da fauna e da flora como a educação ambiental e o ecoturismo. O projeto vai de encontro aos modernos conceitos de cidades resilientes e esponja, em que usamos, de forma sustentável, instrumentos ecossistêmicos naturais para enfrentar o novo modelo climático, bem como gerar oportunidades econômicas com a melhoria das condições ambientais da região”.
A autoria é dos vereadores Carlo Caiado, Tainá de Paula, Dr. Carlos Eduardo, Eliseu Kessler, Jorge Felippe, Alexandre Beça e Rogério Amorim, e tem como objetivo recuperar e preservar o manguezal da região, além de estimular o turismo ecológico e sustentável.
“Desde já, convido Eduardo Paes a visitar a área do futuro parque. Rumamos para uma relação mais harmoniosa e inteligente com o que temos de melhor em nossa cidade: o potencial econômico de seu ambiente conservado e bem gerenciado”, finaliza Mario.
O projeto também prevê que a Prefeitura deve incentivar a prática de Educação Ambiental, com a visitação de alunos da rede municipal, como Mario já faz na Lagoa Rodrigo de Freitas.