Rio Antigo, por Rafael Bokor
Casa que pertenceu a Candido Portinari e ateliê projetado por Oscar Niemeyer, no Cosme Velho, estão à venda
Há muitos anos, faço turnês pelas construções antigas do Cosme Velho, e sempre me despertou curiosidade o interior da casa que pertenceu ao pintor e muralista Candido Portinari (1903-1962), na década de 1940, na Rua Cosme Velho, 343.
Essa casa centenária de dois andares, cinco quartos e 470 metros quadrados foi construída no início do século passado, num terreno com topografia irregular de 2.000 metros quadrados. Portinari viveu nela de 1943 a 1950. Nesse período, foi construído, atrás da casa, um ateliê-galpão projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012), especialmente para o trabalho no painel “Tiradentes”, concluído em 1949. O painel com 18 metros era grande demais para ser produzido dentro da casa do pintor. Esse carrossel de fotos termina no famoso ateliê projetado por Niemeyer.
Nos últimos 20 anos, a ação do tempo foi acentuada pelo descaso com esse patrimônio. Agora, a residência deteriorada está à venda por R$ 2 milhões pela Sérgio Castro Imóveis.
Há pouco tempo, uma casa da mesma época, também na Rua Cosme Velho, ao lado da entrada para o Cristo Redentor, estava em situação bem pior e foi revitalizada; portanto, também é possível o retrofit na casa de Portinari e no ateliê de Niemeyer.