Rio Antigo, por Rafael Bokor
Último fim de semana de visitação ao evento Morar Mais Rio, na casa onde morou Glória Maria, na Gávea
A 21ª edição do evento de arquitetura e decoração Morar Mais Rio escolheu, como sede deste ano, uma casa amarela de 1.100 metros quadrados na Rua Embaixador Carlos Taylor, 150, na Gávea.
No endereço, morou a jornalista Glória Maria em seus últimos cinco anos e, anteriormente, por duas décadas, a feminista Maria Aguinaga. O tema dessa edição é “Casa de Memórias”. Todos os 50 ambientes decorados ganharam novos projetos, deixando partes do passado da casa à mostra, como os banheiros (e seus itens originais) e as duas escadarias. Os destaques são a fachada suntuosa na entrada e o hall com 7 metros de altura, ostentando um lustre português com 92 lâmpadas.
Inaugurada na década de 1960, a casa tem três andares, quatro quartos, nove banheiros, três salas, biblioteca, terraço, solário e uma área externa nos fundos, ocupada pelo restaurante D.R.I. durante o evento. Os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves eram frequentadores à época em que Maria Aguinaga ali residia. Na lateral da casa, acontece, simultaneamente ao Morar Mais Rio, a mostra Novos Talentos Brasileiros – Design e Artes, com entrada gratuita.
A visitação, que vai até domingo (17/11), acontece de terça a sábado, das 12h às 21h, e domingos, das 12h às 20h.