“Reverter”: Afonso Tostes faz 1ª individual na Anita Schwartz
Artista plástico ficou conhecido pelas esculturas com madeiras descartadas para discutir a relação do homem com a natureza
Afonso Tostes, artista que ficou conhecido pelas esculturas com madeiras descartadas para discutir a relação do homem com a natureza, faz sua primeira individual, “Reverter”, na Anita Schwartz Galeria de Arte, na Gávea, nessa quarta (06/11). Todos os espaços da galeria foram ocupados com trabalhos inéditos, como a instalação “Não labirinto”, feita com bambus, com 2,5 metros de altura, cobrindo uma área no chão de 64 metros quadrados criando um percurso em espiral, em sentido anti-horário – os convidados caminhavam “sempre em frente, embora em alguns momentos parecesse o contrário. A espiral é uma imagem que aparece na história da arte, e está presente nas culturas tradicionais, como representação de retorno, de ancestralidade”, explicou Afonso, que começou o estudo da obra há três anos, primeiro com desenhos e depois maquetes, até que em 2023, durante uma residência na Casa Wabi, em Puerto Escondido, no México, fez a primeira experiência em escala humana, ao ar livre, com barro, madeira e areia.
Com curadoria de Cecília Fortes, a exposição traz ainda pinturas em que ele usa como pigmento o pó que recolhe das esculturas que faz, em diferentes madeiras: rouxinho, mogno, peroba do campo, ipê e jatobá. Estarão ainda presentes pinturas em carvão, madeira e sisal.