Rafael Bokor fala sobre casa com elementos únicos em Ipanema
A chaminé vermelha no telhado é o que chama mais a atenção de quem passa nessa esquina com a Rua Nascimento Silva


Em 2015, coloquei essa linda casa com janelas azuis, na Rua Garcia d’Ávila, 194, em Ipanema, no livro Rio-Casas & Prédios Antigos Volume I. Dez anos depois, em uma nova visita, constatei que ela está ainda mais exuberante.


Erguida no final da década de 1930, essa residência tombada pelo Patrimônio apresenta elementos arquitetônicos cada vez mais raros em Ipanema. A chaminé vermelha no telhado é o que chama mais a atenção de quem passa nessa esquina com a Rua Nascimento Silva. Na calçada em frente à casa, o charme se completa com o visual do espelho d’água da lagoa.


Em 2001, esse imóvel foi dividido. No andar superior, ficam os proprietários, e o térreo passou a ser um ponto comercial. Desde 2017, a marca Luiza Botto ocupa esse espaço.

A dona da loja disse que a ideia era encontrar um lugar aconchegante, onde as clientes se sentissem em casa. Caminhando pelas ruas de Ipanema, Luiza encontrou esse imóvel com uma placa de “Aluga-se”. O espaço passou por uma pequena reforma antes de receber a Luiza Botto (@luizabottostore ).

Segundo Luiza, ter a loja dentro de uma casa preservada traz desafios e encantos: “Por questões de patrimônio histórico, não é possível fazer alterações na fachada, como colocar vitrines maiores e mais abertas. Mas, por outro lado, essa limitação também é um charme: estamos em uma casa linda, que chama a atenção de quem passa pela Rua Garcia d’Ávila. Muitos clientes elogiam a beleza e a personalidade do imóvel, destacando o quão especial é esse espaço. Aqui, não é apenas um ponto comercial — é um espaço com alma, onde moda e história se encontram.”

Seguidores do Rio-Casas & Prédios Antigos que visitarem a casa e a loja ganham cupom de 10% de desconto, apenas para roupas. É só avisar à equipe que viu esta postagem.
