Rafael Bokor: as obras da Padaria Ipanema vistas de um jardim suspenso
A ideia é reabrir a Padaria Ipanema até o final de 2025, funcionando 24 horas

A retirada do letreiro da tradicional Padaria Ipanema revelou a fachada de 1917 do antigo prédio e seu nome pintado em alto relevo na cor verde.
Essa construção de 582 m², na Rua Visconde de Pirajá, nº 325, é uma das mais antigas do bairro, que foi criado em 1894. Desde o seu surgimento, a vizinha Igreja Nossa Senhora da Paz e esse sobrado são as construções que trazem mais lembranças aos moradores e visitantes. Até os meus 11 anos, morei no número 302 da Rua Visconde de Pirajá, e o grande salão da Padaria Ipanema faz parte da minha história. O pão de queijo é inesquecível.


A antiga padaria fechou no último dia de 2024; foi comprada pelo empresário Antônio Rodrigues, dono da rede Belmonte. A ideia é reabrir a Padaria Ipanema até o final de 2025, funcionando 24 horas. Os admiradores da arquitetura antiga esperam e torcem para que essa fachada de 108 anos e o letreiro antigo sejam restaurados e devolvidos a Ipanema.




Nessas fotos, mostrei a fachada na esquina da Rua Joana Angélica com a Rua Visconde de Pirajá. Entrei na Loja Riachuelo (que até 2012 foi a Chaika) e, de seu terraço, fotografei o interior totalmente demolido da antiga padaria. No Tour Casas & Prédios Antigos de Ipanema, levo o grupo a esse terraço, para ver as obras do imóvel vizinho. A última foto, tirada por Augusto Malta, mostra essa construção e a igreja na década de 1920.
