Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Projeto de reurbanização da Garcia d’Ávila foi liberado: o que deve mudar

O valor dos aluguéis é dos mais caros do mundo

Por lu.lacerda
Atualizado em 5 jun 2025, 17h35 - Publicado em 5 jun 2025, 15h00
Rio de Janeiro RJ. Foto de Daniela Dacorso
Rua Garcia D'Avila, em Ipanema, vai ser reurbanizada  (Daniela Dacorso/Veja Rio)
Continua após publicidade

No fim da tarde dessa quarta (04/06), foi liberado o projeto de reurbanização da Rua Garcia d’Ávila depois de passar por inúmeras secretarias; daí ter durado algum tempo. A Garcia é uma das ruas mais charmosas, mais conhecidas e mais caras do Rio — o valor dos aluguéis é dos mais caros do mundo (há quem ache isso uma grande coisa!). Ricky Stern, presidente da Associação dos Lojistas e o Polo Turístico e Gastronômico da Garcia d’Ávila, pontua o que deve mudar:

• mais conforto para pedestres, com calçadas padronizadas, acessíveis e áreas de sombra;
• ambiente urbano mais seguro, limpo e organizado, com redução da poluição visual;
• fortalecimento do comércio local, com vitrines mais visíveis;
• valorização da paisagem, com novo paisagismo e mobiliário;
• aumento da atratividade turística e cultural à região.

“Vamos orçar os custos; agora, a próxima fase é a da captação. Vamos tentar empresas que queiram adotar a Garcia, e ainda não sabemos se vai ser uma parceria público-privada. Mas afirmo que vamos fazer acontecer. Temos que arrumar esse dinheiro de alguma maneira. É uma nova fase para o comércio da rua. Gostaria de lembrar que ruas famosas no mundo inteiro agregam valor à cidade”, diz Stern.

E segue: “O projeto foi desenvolvido pelos arquitetos Bel Lobo, João Pedro Neri e estúdio Cajoo, com apoio do vereador Flávio Valle e o excelente empenho de diversas secretarias da Prefeitura, de forma integrada. Esse projeto mostra como a ocupação participativa fortalece a identidade carioca e impulsiona o comércio de rua com qualidade.”

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.