Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Preservacionistas sugerem a Paes um parque na Colônia Juliano Moreira

Fazenda onde fica a Colônia está totalmente abandonada há anos

Por lu.lacerda
Atualizado em 10 jan 2025, 18h33 - Publicado em 10 jan 2025, 18h00
da-Colônia-de-Psicopatas-Imagem-Halley-Pacheco-de-Oliveira
Aqueduto dos Psicopatas, na Colônia Juliano Moreira  (Halley Pacheco de Oliveira/Divulgação)
Continua após publicidade
Uma das construções da Juliano Moreira tomada por vegetação (Reprodução/Internet)

Os preservacionistas cariocas dão uma sugestão para Eduardo Paes: ao fazer um parque público na Fazenda da Baronesa, na Taquara, que serviu de locação para a novela “Renascer”, em 2024, como prometeu, pensar também num parque na Colônia Juliano Moreira, ali do lado, em Jacarepaguá, abandonada há anos.

Paes reafirmou a promessa de eleição de expandir áreas verdes na cidade, como fez na Pavuna, Madureira e Realengo, além do Parque Piedade que segue em obras, anunciando um deles na Taquara (Fazenda Baronesa), Zona Oeste, e outro em Guadalupe, na Zona Norte.

Os integrantes do grupo “S.O.S. Patrimônio” alegam que a Fazenda da Taquara vai muito bem e que os donos já fazem o trabalho de manutenção e o Centro Cultural de Jacarepaguá divulga a sua história organizando visitas guiadas.

O mesmo não acontece nas terras onde fica a Juliano Moreira, tombada em 1938, que corre o risco de ser destruída pela falta de conservação. O Aqueduto dos Psicopatas, por exemplo, já estava deteriorado quando o Iphan exigiu que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável pela estrutura, o recuperasse, depois de uma vistoria em 2016 e nada foi feito.

Continua após a publicidade

Em uma matéria sobre o local, a arquiteta Inês El-Jaick Andrade (da Fundação Oswaldo Cruz, especialista em patrimônio) descreve o sítio onde está o aqueduto: “É originário de um dos mais antigos engenhos de açúcar e fubá de Jacarepaguá, o Engenho Nossa Senhora dos Remédios. A partir de 1789, esse engenho passou a ser conhecido como Engenho Novo de Curicica, Pavuna ou Jacarepaguá, quando assumiu o controle das terras a família Teles Barreto de Meneses. Abriga fragmentos históricos, como o do funcionamento da antiga Colônia Juliano Moreira”.

Os integrantes do grupo sugerem: “A Colônia e todo seu conjunto estão em ruínas, com altos índices de violência. Tendo uma cobertura vegetal invejável, com, ao menos, uma cachoeira. E não vejo nenhum movimento da prefeitura para preservá-la. O povo ficaria agradecido”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.