Prêmio FITA festeja o teatro com homenagem a Othon Bastos. Veja fotos!
Foram premiadas 17 categorias em evento no Teatro Laura Alvim, em Ipanema
Os premiados da 16ª FITA (Festa Internacional de Teatro de Angra) foram homenageados nessa quarta (11/12), na Casa de Cultura Laura Alvim. A festa levou 25 mil espectadores ao teatro durante setembro, em Angra dos Reis. Como já virou tradição, o Prêmio FITA indicou os grandes destaques da programação e revelou os ganhadores das 17 categorias, com “Brás Cubas”, da Armazém Companhia de Teatro à frente, com quatro troféus, incluindo os de Melhor Espetáculo e Melhor Direção para Paulo de Moraes.
Mas o auge foi quando Othon Bastos, 91 anos, subiu ao palco para receber o Prêmio Especial do Júri por seu trabalho em “Não me entrego, não!”. Ele relembrou que a FITA foi o 1º festival em que apresentou o seu incrível trabalho atual. “Eu vi hoje por aqui nomes maravilhosos, atores, diretores, produtores, muita gente da nossa classe reunida. E eu peço uma coisa, algo que eu quero dizer para vocês falarem sempre: eu não me entrego, não!”, disse, levando a plateia à loucura.
Entre os outros destaques, “Kafka e a boneca viajante”, com três troféus, e o solo “Em nome da mãe”, coroando Suzana Nascimento como Melhor Atriz. “Foram quase 10 anos para levantar a montagem, entre diversas idas e vindas. Não é fácil, mas não quero assustar vocês que estão começando”, brincou falando sério.
O júri do Prêmio é formado pelo ator, diretor e pesquisador Sérgio Fonta (presidente do júri), o jornalista e crítico Dirceu Alves Jr., a atriz Elaine Alves e o cenógrafo José Dias. A FITA tem idealização, direção e curadoria de João Carlos Rabello e subcuradoria de Maria Siman.