Prefeitura entrega restauro de relógio de 120 anos
É o primeiro relógio público da cidade com mecanismo original em funcionamento

A secretaria de Conservação vai entregar, mais uma vez, a reforma do Relógio da Glória, nesta terça (15/04), na Rua da Glória.
É o primeiro relógio público da cidade com mecanismo original em funcionamento que recebeu manutenção e um dos monumentos mais tradicionais e simbólicos do Rio — embora não exista histórico de furto, algumas pichações já foram retiradas, mas o que mais acontece é fazerem xixi tanto no relógio quanto na murada. O valor do conserto foi de mais ou mens R$ 50 mil, feito pela Gerência de Monumentos da pasta por mais ou menos um mês, incluindo reparos no mecanismo original, limpeza geral, pintura, conservação da caixa de ferro fundido que abriga a engrenagem e ações para evitar o acúmulo de água da chuva (ele chegou a parar algumas vezes ao longo das décadas).
“Esse não é apenas um relógio. É um símbolo de identidade, de pertencimento, e um marco da urbanização moderna da cidade”, diz Diego Vaz, secretário de Conservação, que entrega o relógio no dia em que completa os 120 anos de inauguração, durante a gestão do prefeito Pereira Passos, fabricado pela empresa alemã Krussman, sustentado por uma coluna esculpida em pedra que integra a balaustrada da rua, na encosta que liga a Lapa ao bairro. É o único relógio público da cidade que ainda mantém o seu mecanismo original em funcionamento.
O Relógio é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico-Cultural – INEPAC.