Polo Cultural Italiano Rio: palestra de João Candido Portinari e novidades
Cada d'Italia vai reformar a Praça Itália, instalar um quiosque e inaugurar uma escola de gastronomia







O Polo Cultural Italiano Rio comemorou o encerramento da mostra “Café através dos sentidos” e o anúncio da programação de 2025.
O professor carioca João Candido Portinari, único filho do pintor Candido Portinari, nascido em SP, mas filho de imigrantes italianos, convidado para a palestra “Portinari e o café”, emocionou-se ao falar do “papa”. “Conforme nós envelhecemos, nos tornamos mais sentimentais”, disse. O café é um dos temas na arte de Portinari por 30 anos, retratando o trabalho nas lavouras e as estruturas de trabalho relacionadas ao campo, plantio e colheita do café, com referências do afeto e da memória de sua infância, uma vez que seus pais foram lavradores, e da relação com sua terra de origem, Brodósqui, em São Paulo.
A curadora ítalo-argentina Josefina Durini disse que o projeto é para despertar os cinco sentidos (olfato, audição, visão, tato e paladar), “o que se sente não se esquece” – ela cultiva café orgânico certificado em sua fazenda, Alliança Agroecológica, em Barra do Piraí, onde também produz leite de búfala.
Inaugurado no início do ano passado, o espaço cultural deve receber mais ou menos 70 mil visitantes em 2025. Criado pelos 150 anos da imigração italiana no Rio, pelo Consulado-Geral da Itália, o Instituto Italiano de Cultura e o Instituto Europeo di Design – IED, já tem uma intensa agenda, com exposições temporárias, eventos e publicações de livros. Além disso, vai acontecer a reforma da Praça Itália, com a instalação de um quiosque com acepipes. As obras começaram em janeiro com conclusão para junho e também será inaugurada uma escola de gastronomia.