Pensando a orla do futuro: foi marcada audiência pública
O projeto busca regulamentar, de forma unificada, o uso da orla carioca, abrangendo praias, calçadões, parques, ciclovias etc.

Está marcada, para a próxima terça (20/05), uma audiência pública na Câmara Municipal, promovida pelo vereador Flavio Valle (PSD), para falar sobre o “Estatuto da Orla”, com participação do prefeito Eduardo Paes. O projeto busca regulamentar, de forma unificada, o uso da orla carioca, abrangendo praias, calçadões, parques, ciclovias etc.
Já nesta sexta (16/05), às 7h30, haverá um encontro, no Teatro Ipanema, com Paes, Valle, Bernardo Rubião, subprefeito da Zona Sul, e Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública. O assunto será a organização da orla com barraqueiros e quiosqueiros (são 309 quiosques do Leme ao Pontal).
Também participarão da audiência pública a secretária Maria Silvia Bastos (Grandes Projetos), o secretário Osmar Lima (Desenvolvimento Econômico), o secretário Guilherme Schleder (Esporte e Lazer) e o subprefeito Leandro Marques (Barra). “O projeto busca consolidar um modelo de gestão integrada, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, garantindo equilíbrio entre desenvolvimento econômico, preservação ambiental e inclusão social. E todo mundo pode participar: moradores, comerciantes, empresários de turismo… Pra gente aprimorar o projeto”, diz Valle.
Todo mundo sabe a importância da orla (administrada pela Orla Rio, dirigida por João Marcello Barreto) tanto para a vida do morador da cidade quanto para o turismo.