Pela 1ª vez, presépio com arte brasileira está no Vaticano
Figuras foram criadas com fibras naturais da Região dos Lagos, com coordenação de arte de Luiza Bomeny
Pela primeira vez na história, um presépio brasileiro foi selecionado para uma mostra no Vaticano, o “Esperança de Vida: Cuidado com a Criação”, do Santuário Cristo Redentor, para a “100 Presépios no Vaticano”, na Praça de São Pedro, em cartaz até 6 de janeiro. O presépio foi criado com fibras naturais que seriam descartadas, como taboa, fibra de bananeira, palha de milho e fibra de coco, todos da Região dos Lagos. A coordenação de arte e design é da estilista Luiza Bomeny, criadora da Artesa Design.
O conjunto foi criado com o Instituto Redemptor, a Artesa e as artesãs Eva Gomes, conhecida como Tia Eva, e Fabiana Barrocas (as duas criaram os personagens), inspirado na Encíclica Laudato Si, do papa Francisco, sobre o cuidado com o meio ambiente.
“Vejo esse presépio como um abraço na natureza e na fé. É bonito pensar que, lá no Vaticano, as pessoas vão ver um pedacinho da nossa cultura e da nossa terra”, diz Tia Eva, mestre artesã desde os anos 1970, que aprendeu com os pais, que trabalhavam com fibras naturais, e hoje é referência em esculturas sacras.
“É uma alegria enorme ver nosso artesanato ganhando o mundo! É uma honra estar em um lugar tão especial como o Vaticano”, diz Bomeny.
“O presépio alcançou seu principal destino no centro de peregrinação do catolicismo, o Vaticano, levando consigo toda a arte, o amor, a fé e a brasilidade do nosso povo. Foi uma honra criar e manifestar, junto a toda a equipe, os valores da Sagrada Família”, completa Fabiana Barrocas.
Padre Omar e uma equipe foram ao Vaticano para montar o presépio; depois de tudo pronto, o reitor do Santuário benzeu as figuras. Que amor!