Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Passado sujo: lixo dos anos 60 flutua pelas lagoas — e nem precisa lupa

Foram recolhidas mais de 300 toneladas de lixo em dois anos e meio das margens do Camorim e trechos da Lagoa da Tijuca

Por lu.lacerda
14 ago 2025, 16h16
Lagoa da Tijuca repleta de lixo
 (Mario Moscatelli/Divulgação)
Continua após publicidade
lixo de 1969
(Mario Moscatelli/Divulgação)
lixo
(Mario Moscatelli/Divulgação)
numero de tons
(Mario Moscatelli/Divulgação)

Se você já era nascido, qual a sua idade no fim da década de 60? No Dia Mundial do Combate à Poluição, nesta quinta (14/08), o biólogo Mario Moscatelli encontrou esse saco de leite em pó com ano de validade de 1969, na lagoa do Camorim, na Zona Oeste, do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN), órgão do Ministério da Saúde extinto em 1998.

Mario também contabilizou mais de 300 toneladas de lixo recolhidas em dois anos e meio das  margens do Camorim e trechos da Lagoa da Tijuca, além de mais de 150 toneladas removidas de mais ou menos 5 mil m² de manguezais da península do Caju. “Sem dúvida estamos numa guerra fratricida e a questão da disposição indevida do lixo é estrutural, civilizatória que precisa ser resolvida senão vamos naufragar em detritos junto com nossa qualidade de vida”, diz ele.

Continua após a publicidade

Mal comparando, 300 toneladas de lixo comum caberia em mais ou menos 25 a 37 caminhões compactadores, a mesma quantidade de resíduos volumosos (sofás, armários, pneus) ocuparia muito mais espaço, sendo necessários de 40 a 60 caminhões-caçamba.

A Iguá, concessionária das lagoas da Zona Oeste, tem a previsão de remanejar o equivalente a mil piscinas olímpicas de sedimentos e lodo acumulados no fundo das lagoas, em áreas onde, por décadas, foram descartados lixo e esgoto, o que permitirá restaurar os canais naturais de conexão das lagoas com o mar e melhorar a qualidade da água e o ecossistema da região.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.