Palestra da ex-atleta olímpica Lais Souza na Estácio Maracanã
"A vida me levou por caminhos que eu nunca imaginei passar", diz ela

Na próxima quinta (29/05), às 10h, Lais Souza estará na Estácio Maracanã para fazer a palestra “Superando Desafios”. Durante a conversa, a ex-atleta, que tem 1,2 milhão de seguidores nas redes, onde compartilha o dia a dia, vai falar sobre as lições aprendidas desde o acidente que a deixou sem movimentos do pescoço pra baixo e como é a rotina com o trabalho e as palestras motivacionais. “A vida me levou por caminhos que eu nunca imaginei passar. Fui atleta, enfrentei quedas e voos, vivi o topo do mundo e, depois, precisei reaprender o significado de recomeço. Para mim, a acessibilidade vai muito além de rampas e elevadores — ela está nas pequenas soluções que tornam meu dia mais leve, mais funcional e mais meu. Acessibilidade é fazer caber a vida nos detalhes. E continuar seguindo, com autonomia!”, diz ela.
Lais começou a carreira na ginástica artística ainda criança. Conquistou títulos importantes para o Brasil, como a participação nas Olimpíadas de Atenas (2004) e Pequim (2008). Em 2014, aceitou representar o país na modalidade de esqui aéreo nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia. No entanto, durante os treinos, um acidente mudou completamente sua vida.
“A Laís Souza faz parte da nossa história, e nós fazemos parte da história dela. Sua trajetória simboliza muitos dos valores que cultivamos nas nossas instituições: coragem, resiliência e a capacidade de se reinventar diante dos desafios. Ao proporcionarmos esse encontro com os nossos alunos, oferecemos uma vivência que vai além da sala de aula — uma experiência que inspira, emociona e amplia horizontes. É sobre tocar vidas de verdade e formar seres humanos completos, conscientes do seu papel no mundo”, diz Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente da Yduqs.