OSJ Chiquinha Gonzaga, só com mulheres cariocas, se apresenta em Portugal
Festival acontece anualmente em Oeiras, Lisboa, no Galp Fado Café, espaço dentro do evento

A Orquestra Chiquinha Gonzaga, formada só por mulheres (estrogênio no palco) vai se apresentar no festival Nos Alive, que acontece anualmente no município de Oeiras, em Lisboa, no Galp Fado Café, espaço dentro do evento, nesta quinta (10/07), o 1º dia que já está esgotado e terá atrações como Olivia Rodrigo, Noah Kahan, Benson Boone, Barry Can’t Swim.
Essa é a 4ª turnê internacional da orquestra, com instrumentistas estudantes da rede pública do Rio, entre 16 e 22 anos — em novembro deste ano, o grupo se apresenta ainda no Carnegie Hall, em Nova York. No repertório dos dois concertos, obras de Sivuca, Chico Buarque, Baden Powell, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Alceu Valença, Ary Barroso e Chiquinha Gonzaga.
Criada em 2021 para ampliar a representatividade e a diversidade das instrumentistas femininas, a OSJ Chiquinha Gonzaga tem em sua formação completa 52 integrantes (11 delas embarcaram nesta terça, 08/07) e já se apresentou com artistas com de perfis diferentes como Roberta Miranda e Mônica Salmaso, entre grandes nomes da música de concerto como a soprano portuguesa Carla Caramujo e o tenor Eric Herrero. O nome é uma homenagem à primeira maestra do país, Chiquinha Gonzaga, que usou sua música como instrumento de voz, liberdade e oportunidade.