Olha os “artistas” encerrando o carnaval carioca! Vídeos!
É possível ver golfinhos no Rio o ano todo, principalmente quando as águas estão calmas

Os golfinhos deram show durante todo o carnaval, principalmente em aparições na Região dos Lagos (Arraial do Cabo), mas muitos narizes-de-garrafa também foram vistos nesta quinta (06/03), nas proximidades das Ilhas Tijuca e Joatinga.
É possível ver golfinhos no Rio o ano todo, principalmente quando as águas estão calmas, como neste período de calor extremo e sem chuvas. Mangaratiba é o único lugar no Brasil onde os golfinhos moram permanentemente.
O turismo de avistamento de cetáceos só cresce no litoral fluminense, especialmente na época de jubartes (de junho a agosto), o que facilita os estudos sobre a vida marinha, principalmente para a equipe da Ilhas do Rio, coordenada pela bióloga Liliane Lodi, que, desde 2011, faz um levantamento de dados para identificar as áreas para a conservação dessas espécies na costa do Rio. No entanto, ela precisa de ajuda, pois “pesquisas sobre rotas de baleias e golfinhos são muito caras para eu fazer sozinha, já que não é sempre que os pesquisadores conseguem ir a campo. Uma das saídas é conseguir montar uma rede de pescadores e outros profissionais que trabalham no mar, para colaborar na coleta de dados, um dos exemplos do uso da ciência participativa, além de trabalharmos com o aumento do turismo também”, explica Lodi.
A pesquisadora vai abrir vagas para o curso online “Golfinhos: biodiversidade, distribuição e estado de conservação”, nos dias 8 e 9 de abril, das 18h às 21h, com certificado.