Noite intensa no lançamento da autobiografia de Marcílio Marques Moreira
Aos 93 anos, ex-ministro da Fazenda lota a Travessa do Leblon, com suas inabaláveis postura e compostura
Noite intensa na Travessa do Shopping Leblon, nessa quinta (21/11), para o lançamento da autobiografia “O social como elixir” (Editora Insight), de Marcílio Marques Moreira, 93 anos, ex-ministro da Fazenda, com suas inabaláveis postura e compostura. E alguém perguntou com quem, na atual República, poderia ser comparado agora… (rsrsrsrsss).
No livro, a vida pessoal e profissional do economista, diplomata e político, que tem um longo envolvimento com as decisões de cúpula dos mais diferentes setores do país – ele foi cônsul nos Estados Unidos, ministro da Economia, Fazenda e Planejamento durante o governo Collor e assumiu diversas presidências nas principais empresas do país.
“Viam-nos na condição de uma ditadura, caloteiros da dívida externa (que nem sequer os juros queriam honrar), piratas (surrupiadores da propriedade intelectual), queimadores de floresta, genocidas de indígenas, violadores dos direitos humanos e lenientes na punição a agressores a mulheres”, relembra ele no livro.
Na conversa com o público, quem pegou o microfone para começar foi a mulher de Marcílio, Maria Luíza, juntos há 68 anos, além do economista Edmar Bacha e o próprio autor.
No vaivém, nomes da Cultura, como Rosa Moreira, filha caçula do economista, curadora de arte, e a cantora Paula Toller com o marido, o cineasta Lui Faria.
As entrevistas para a publicação foram feitas por Luiz César Faro, João Pedro Faro e Mônica Sinelli, com concepção da Insight Comunicação.