No Rio, para shows, neta da argentina Mercedes Sosa protesta contra Milei
Araceli Matus se uniu a vários compatriotas em frente ao consulado da Argentina, em Botafogo, em defesa da democracia


Araceli Matus, neta de Mercedes Sosa (1935-2009), no Rio, desde dezembro, participou, nesse domingo (02/02), de um protesto em frente ao consulado da Argentina, em Botafogo, organizado pelo Argentines Organizades RJ, de migrantes em defesa da democracia. Entre bandeiras azuis e brancas e verdes e amarelas, eles se uniram para defender seus direitos do lado de cá e protestar contra o governo atual de Javier Milei. O mesmo aconteceu em Buenos Aires, um dia antes, quando milhares de pessoas foram às ruas em defesa da diversidade e em rejeição ao seu recente discurso no Fórum de Davos sobre o feminismo e a comunidade LGBT+, chegando a afirmar que a ideologia de gênero “corrompe crianças” e a associando à homossexualidade e à pedofilia. “Nestes tempos nefastos, encontramos o antídoto na fortaleza da comunidade, formando redes onde o cuidado não é apenas individual, mas coletivo”, disseram os organizadores do Rio.
Jovem peronista de esquerda na adolescência, Sosa foi perseguida pela ditadura argentina e, em 1979, presa com uma plateia de 200 estudantes enquanto cantava na cidade universitária de La Plata. Libertada, teve que abandonar sua terra, vivendo em Paris e Madri.
Araceli segue o mesmo caminho, tanto no ativismo como na música e se apresenta com Gabriel Vale, neto de João do Vale (1934-1996), num show em homenagem aos ídolos da música latino-americana, na Casa com a Música, na Lapa, nesta sexta (07/02), às 20h. Com direção de Fátima Guedes, o espetáculo “Estrela, Estrela” junta a história da “Voz da América Latina” e a do “Poeta do Povo”, com repertório que conecta Brasil e Argentina.
Araceli também vai participar do show de Kleiton & Kledir, no Blue Note Rio (ela gravou uma participação no próximo álbum da dupla), no dia 16 de fevereiro.