Municipal 116 anos: atrações gratuitas e marquise prejudicada
Pode escolher: variedade de atrações de 9h às 19h




Considerando que você ama o Theatro Municipal, vai gostar de saber: no próximo dia 14, é seu aniversário de 116 anos. Para comemorar, uma programação totalmente gratuita a partir das 9h, com a tradicional Banda dos Fuzileiros Navais. A partir das 10h, apresentação, na escadaria interna, do coral francês “Ensemble Vocal du Conservatoire di Rouen”, sob a regência de Karl Espinasse. Os eventos vão até as 7 da noite, encerrando com “Os Pescadores de Pérolas”, de Bizet, com solistas, coro e a orquestra sinfônica do teatro e direção de Julianna Santos.
A propósito, nessa terça (08/07), o restaurador Marconi Andrade, do grupo “S.O.S. Patrimônio”, circulando em volta do prédio, viu alguns desfalques nas marquises das laterais. Pergunta o motivo de o governo estadual não fazer os reparos antes que algo possa acontecer — ou cair alguma peça, ou o estado piorar e gastar mais verba ainda. Também comentou sobre o forte cheiro de xixi e cocô, na hora da gravação.
Perguntada, a assessoria de imprensa do Municipal respondeu que “a manutenção do equipamento cultural é feita constantemente, e o reparo é feito dentro dos trâmites legais. Quanto à limpeza do entorno do prédio, não é de nossa responsabilidade — é da Comlurb, porém executamos uma geral semanalmente”.
No início deste ano, o Municipal passou por reformas de revitalização por R$ 11 milhões, com verba da Lei Aldir Blanc, em cooperação técnica entre a Fundação Theatro Municipal e a Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa. Foram renovados piso do palco, cortina, troca de estofado, iluminação, som etc. A Petrobras renovou contrato de patrocínio para 2025, para as mais de 70 apresentações: balés, óperas, concertos sinfônicos e artistas convidados, além de 178 ações educativas, como visitas guiadas, oficinas e outras ações.
Programação do dia 14:
9h – apresentação Fuzileiros Navais – escadaria da frente do teatro
10h – Escadaria interna – Coral Ensemble vocal Du Conservatoire Di Rouen – França
11h – Quarteto Ornamentus – Foyer
12h – Escadaria interna “Ópera do Meio-Dia” – “A Italiana em Argel”, comédia de Gioachino Rossini
13h – Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (EEDMO) – apresentação de bailarinas da escola – Salão Assyrio
13h30 – Cia BEMO – Salão Assyrio
14h – Ballet do Theatro Municipal (BTM) – Salão Assyrio
15h – ASM (Ação Social pela Música) – Boulevard da Av. Treze de Maio
16h – Escadaria interna – grupos “Os Pequenos Mozart” e “Amadeus”
17h – Banda Sinfônica IBME – escadaria externa
18h – Palestra da ópera “Os Pescadores de Pérolas” – Salão Assyrio
19h – “Os Pescadores de Pérolas”, de Bizet, no palco principal