Mostra Time to Act — Cine G20”: cinema de alerta!
"É uma grande oportunidade estarmos na Casa G20, uma semana antes do evento, levando filmes sobre questões socioambientais”.
A carioca Luciana Brafman, produtora com duas indicações ao Emmy, faz a “Mostra Time to Act – Cine G20” na segunda e terça (11 e 12/11), em parceria com a Academia Brasileira de Cinema, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. “A arte como entretenimento transforma. O cinema tem o poder de tocar as pessoas pela emoção e provocar reflexão e mudança de comportamento. É uma grande oportunidade estarmos na Casa G20, uma semana antes do evento, levando filmes sobre questões socioambientais”, diz Luciana, diretora-executiva da Time to Act.
Entre os filmes, “O Efeito Casa Branca” (2024), codirigido pelo brasileiro Pedro Kos e pelos norte-americanos Bonni Cohen e Jon Shenk, que conta a origem da construção da emergência climática desde a Revolução Industrial e como uma disputa política no governo de George H. W. Bush mudou a história; “Uma baía” (2021), de Murilo Salles; “Rio 40 Graus” (1955), de Nelson Pereira dos Santos; e “Ailton Krenak – O Sonho da Pedra” (2017), de Marco Altberg, com sessão seguida de debate com Krenak e o diretor.
Brafman produziu os curtas “It all starts with a dream” (2022) e “Seu estilo seu impacto”, este último, com Ricardo Carioba.
“O meio ambiente é o assunto do mundo. Apesar de todos os avisos, parece que, só agora, vivenciando as consequências do aquecimento global, nos demos conta de que só nós mesmos podemos agir para curar a Terra que nós mesmos estamos destruindo”, completa Renata Almeida Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema.
As conversas serão mediadas pela jornalista Melina Dalboni.