Mostra no ItaliaNoRio tem objeto feito das cinzas do Museu Nacional
A curadoria é de Alexandre Rese e Carol Baltar, do IED Rio, com mais ou menos 20 destaques do design




















O Polo Cultural ItaliaNoRio inaugurou a 1ª exposição do ano, “Design versus desigualdades: Projetar um mundo melhor”, nessa terça (15/04), no Centro.
A curadoria é de Alexandre Rese e Carol Baltar, do Instituto Europeu de Design (IED Rio), com mais ou menos 20 destaques do design brasileiro, ítalo-brasileiro e italiano.
“Acreditamos que o design pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade de vida e enfrentar os desafios da desigualdade em suas diversas formas”, diz Massimiliano Iacchini, cônsul da Itália.
Na prática, isso envolve usar matéria-prima sustentável ou com alguma história, como por exemplo, uma luminária feita a partir dos escombros do Museu Nacional, que pegou fogo em 2018, assim como um protótipo do crânio de Luzia feito também das cinzas do museu (grande perda do incêndio, um dos mais antigos fósseis humanos das Américas).
O Instituto Campana, por exemplo, fez parceria com a Associação de Bordadeiras de Entre Montes, em Alagoas, e Novos Sítios, no Sergipe, criando luminárias com os rostos das próprias artesãs bordados, dando protagonismo a elas.
Já a poltrona Moeda Bergère, de Zanini de Zanine, tem estrutura perfurada feita de chapa de moeda, que anteriormente moldava as moedas de 10 centavos ainda em circulação no país. Outro projeto é o escaneamento em 3D feito pelo BioDesign Lab da PUC-Rio, que permite desde o entendimento detalhado do corpo humano, servindo como apoio a profissionais da saúde para procedimentos complexos.
Em dois meses de mostra, o Polo também vai fazer seminários, workshop e encontros sobre as temáticas das desigualdades e como o design ajuda a resolver os conflitos do mundo contemporâneo.
Também estão na mostra Franz Cerami, Bernardo Senna, Débora Oigman, Flávia Souza, Giácomo Tomazzi, Giorgio Bonaguro, Gustavo Bittencourt, Jorge Lopes, Júlio Augusto da Silva, Karol Suguikawa, Marco Zanini, Marcos Bravo, Marcos Husky, Maria O’Connor, Paulo Goldstein, Pedro Galaso, Philipe Fonseca, Rafo Castro, Ricardo Graham, Sofia Gama, Pedro Leal, Thiago Antonelli, Thélvyo Veiga e Thiago José Barros.