Morre a “lenda carioca” Daniel Sabbá: mensagens emocionantes nas redes
Os cariocas que viveram o auge da década de 1970/80/90 na orla da Zona Sul estão de luto


Os cariocas que viveram o auge da década de 1970/80/90, na orla da Zona Sul, estão de luto nesta sexta (21/03), com a morte do surfista, ator e apresentador Daniel Sabbá. O funeral será domingo (23/03), às 10h, no Cemitério Comunal Israelita, no Caju.
Ele estava internado no hospital Barra D’Or e, desde 2021, quando sofreu um grave acidente entre sua moto contra um Mitsubishi Lancer, na Av. Niemeyer, sua vida virou uma série de graves sequelas, com os movimentos paralisados e, em 2023, passou por uma cirurgia para remoção de um câncer no nariz.
“Ele se foi, mas deixou um legado que permanecerá vivo na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Daniel foi uma pessoa de coração generoso, sempre disposto a espalhar a bondade e a transformar a vida daqueles ao seu redor. Sua luz, sua alegria e sua imensa sabedoria continuarão a nos inspirar, mesmo na sua ausência física”, diz trecho do texto publicado em suas redes.
Daniel fez parte de uma geração inicial de surfistas cariocas, também foi apresentador de programas da Band e CNT, como o Sabbá Show, e atuou em algumas novelas da TV Globo, como “Pecado Capital” e “Paraíso Tropical”. Praticamente, todas as escolas e associações de surfe cariocas relembraram Sabbá.
O empresário Rick Amaral, amigo de Sabba, disse: “Chegava o Sabbá, vinha a alegria, a positividade, muita risada e, claro, um mar de histórias, às vezes um pouco floridas que as tornava bem melhores. Histórias que ficarão com alegria para mim e milhares de pessoas. Sabbá também deu uma aula dessa positividade e resiliência impressionante no momento em que precisou, coisa pra poucos. Um faixa preta da felicidade”.
Além do surfe, ele tinha forte ligação com o jiu-jitsu e recebeu a faixa preta das mãos de Ralph Gracie, um dos grandes nomes da família Gracie.
O empresário Alexandre Accioly o visitava frequentemente, no hospital, assim como padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor e da Paróquia da Lagoa. No último dia 23 de fevereiro, uma turma cantou parabéns para ele no quarto do hospital e levou bolo pelos seus 70 anos.
Outro grande amigo muito presente nesse percurso foi o surfista Rico de Souza, da mesma geração. “Daniel vai poder descansar e com certeza está em um lugar melhor agora. O que me traz alegria é que fomos muito amigos e vivemos momentos mágicos na juventude e em toda a vida. Ele soube aproveitar a vida. Sempre foi um guerreiro, até o final, exemplo de perseverança! Aprendi muitas coisas com ele”.
O ator Lúcio Mauro Filho disse: “O guerreiro Daniel Sabbá serenou depois de dura batalha pela vida. Que bom que deu tempo de ele saber o quanto foi querido por todos! Meus sentimentos a João Paulo, filho e fiel escudeiro, toda a família, amigos e admiradores dessa lenda carioca! Dropa nesse tubo que leva à eternidade, meu querido! Que todos os mestres te recebam num grande luau!”
Evandro Mesquita também publicou sua despedida: “Sabazinho descansou. A gargalhada mais estrondosa do litoral! Guerreiro demais! Lutou até a última onda… Até a última gota! Um vulcão com uma rolha de champagne. Divertido, exagerado, fiel amigo de muitos amigos. Apaixonado pela vida. Adolescentão eterno! Aloha!”.
Vídeo do aniversário no hospital: