Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Prainha da Glória: completamente desprezada

Só em julho do ano passado o INEA passou a fazer testes de balneabilidade na praia

Por lu.lacerda
Atualizado em 13 fev 2025, 16h17 - Publicado em 12 fev 2025, 15h30
painha da Gloria
Prainha da Glória, um canto até o último verão desconhecido pela maioria dos cariocas (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

A prainha da Glória, apelidada pelos moradores de “Caribrejo”, está sofrendo com a quantidade de lixo nas areias.  Enquanto isso, no último relatório de balneabilidade do INEA, nessa segunda (10/02), deu própria para banho, o  que tem acontecido sucessivamente.

“A inclusão da prainha nos relatórios do INEA foi resultado direto da atuação do Informe. Com o aumento do número de frequentadores e a preocupação com a segurança de todos, a equipe da página pediu o monitoramento regular da qualidade da água para os moradores e visitantes aproveitarem não só lá, como também a praia da Esplanada Verde, atrás da Marina da Glória, e a praia do Flamengo”, diz o Informe.

O cantinho, até então escondido, começou a ser monitorado pelo INEA apenas em julho do ano passado. O governo do Estado também fez algumas obras para que a água ficasse mais limpa, como o desvio do rio Carioca, que escoava para a praia do Flamengo e que foi redirecionado para o Emissário Oceânico. Com isso, 20 milhões de litros de água contaminada deixaram de ser jogados diretamente na praia.

Num calor que deve registrar sensação climática em quase 60 graus nos próximos dias, a praia é um refresco para a população, além de área de lazer em contato com a natureza, mas o cenário é outro. “Lixo espalhado por toda parte, água suja e uma faixa de areia repleta de resíduos, tornando impossível aproveitar o local. Nesse período, nem tivemos chuvas torrenciais, o que torna a situação ainda mais alarmante”, relatam os glorianos.

Um vídeo do grupo mostra a sujeira no posto 1, com plásticos, embalagens diversas e até um vaso sanitário. “Se nada for feito, os frequentadores e moradores do entorno continuarão sendo obrigados a buscar alternativas em outros bairros, um caminho que nos leva a repetir o cenário de alguns anos atrás, quando as praias estavam constantemente poluídas e nunca eram recomendadas para banho. As praias da Esplanada Verde, da Glória e do Flamengo merecem cuidado e respeito”, comentam os moradores.

View this post on Instagram

A post shared by Informe Gloriano – Glória/RJ (@informegloriano)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.