JB revive visita de Einstein em 1925 e reproduz voz de Pacheco Leão em IA
A reprodução foi retirada da entrevista que o diretor do JB deu ao jornal "A Noite" alguns dias depois da visita


Desta sexta a terça (21 a 25/03), os visitantes do Jardim Botânico vão poder viajar no tempo, na Casa Pacheco Leão, reaberta no fim do ano passado, e relembrar a visita do físico Albert Einstein (1879-1955), que revolucionou a Ciência, em sua primeira visita ao Rio, no dia 21 de março de 1925. À época, ele foi recebido pelo então diretor do JB, Antônio Pacheco Leão (1872-1931).
Os visitantes vão se surpreender com a narração da visita de Einstein ao Jardim pela voz de Pacheco Leão reproduzida por inteligência artificial, retirada da entrevista que o diretor deu ao jornal “A Noite” alguns dias depois, e revela o fascínio de Einstein diante da natureza tropical e outras curiosidades.
Uma reprodução do jornal também estará na recepção da Casa, que reproduz o então escritório de Pacheco Leão. Além disso, os visitantes podem posar com o totem dos dois cientistas em tamanho natural, uma reprodução da fotografia histórica feita há 100 anos. Reproduções das anotações de Einstein sobre o Jardim Botânico, registradas no momento da visita e em seu diário de viagem, também estarão em exposição.