Grandes chefs franceses cozinhando juntos na mesma noite
A entrega do "Prêmio Personalidade do Ano França-Brasil" com homenagem para Izabella Teixeira
Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente (2010-2016) e co-presidente do Painel Internacional de Recursos da ONU, foi a homenageada do Prêmio Personalidade do Ano França-Brasil, da Câmara de Comércio França-Brasil do Rio, em evento no Fairmont, em Copacabana, nessa quarta (27/11), para 350 convidados. O jantar, por óbvio, foi assinado pelos chefs franceses que escolheram o Rio pra viver: Damien Montecer, David Mansaud, Frédéric De Maeyer, Frédéric Monnier, Jérôme Dardillac e Roland Villard.
O prêmio é anual e reconhece as contribuições de franceses e brasileiros para as relações bilaterais e isso, Izabella tira de letra, sendo considerada a melhor negociadora com setores mais hostis ao ambientalismo.
Teixeira participou ativamente do G20, que terminou 20 de novembro, e disse à coluna sobre o Rio “Se os cariocas não cuidarem da sua cidade vai ser muito difícil que os outros queiram cuidar. É inteligente pensar o espaço urbano, enfrentar as desigualdades sociais, as desigualdades tecnológicas e conservar e usar melhor os ativos ambientais que o Estado e que a cidade tem”.
E repetiu o que costuma falar sempre: “O Brasil tem que parar de falar mal do Brasil. É incompreensível que um país cheio de soluções resolva falar mal de si mesmo”.
“A agenda França-Brasil é extremamente rica e dinâmica nas áreas econômica, cultural, científica, social ou ambiental. Na sustentabilidade, os dois países compartilham visões semelhantes e a ex-ministra simboliza essa agenda”, diz Patrick Sabatier, presidente da Câmara de Comércio França-Brasil do Rio.
Os últimos dois premiados foram Jean-Pierre Clamadieu, presidente do Conselho de Administração da ENGIE, em 2023, e Paulo Cezar Lima (Caju), ex-jogador de futebol, em 2022.