Hugo Calderano: os esportes com raquete adoram o Rio
ugo garantiu o posto de único não asiático entre os quatro melhores da competição

O carioca Hugo Calderano se tornou o primeiro atleta brasileiro da história nas semifinais da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, na manhã desta sexta (18/04), em Macau, na República Popular da China. Ele venceu Tomokazu Harimoto, número 3 do mundo, por 4 sets garantindo o posto de único não asiático entre os quatro melhores da competição. A semifinal acontece na madrugada deste sábado (19/04), às 03h15, contra Wang Chuqin – bronze ele já tem.
O nome de Hugo cresceu fora da bolha do tênis de mesa ano passado, nas Olimpíadas de Paris, quando chegou à semifinal individual, mas perdeu o bronze. Ele é um personagem cheio de curiosidades como ter 1,82 metros de altura, falar sete línguas (português, inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e mandarim), ser craque no cubo mágico (resolve em 10 segundos) e namorar Bruna Takahashi, também da seleção brasileira de tênis de mesa — o casal treina e vive na Alemanha, na mesma cidade de Ochsenhausen, no estado de Baden-Württemberg. Ele também é fera no xadrez e usa o esporte para exercitar o pensamento rápido.
Hugo nasceu e cresceu no Rio e, aos 14 anos, se mudou para São Bernardo do Campo, São Paulo, para treinar com a seleção brasileira de tênis de mesa. Aos 16 se mudou para Paris. Dois anos depois, passou a morar em Ochsenhausen, na Alemanha.
Outra raquete que adora o Rio é a de tênis, pelas mãos do carioca João Fonseca, atual número 59 do ranking da ATP. Sem competir desde 24 de março, o fenômeno carioca começa uma maratona no dia 23 de abril, no Masters 1000 de Madri, onde ele volta às quadras em busca de pontos e ritmo. Depois tem o Challenger de Estoril, em Portugal, com início dia 27 de abril; o Masters 1000 de Roma, entre 7 e 18 de maio, e o mais importante da carreira: a estreia em uma chave principal de Grand Slam sem precisar passar pelo qualifying, em Roland Garros, a partir de 25 de maio.