Hostel em Copacabana cria projeto pra ensinar português a estrangeiros
“Caipisexta” e churrasco na frente da praia têm ajudado hóspedes e estudantes a evoluírem no aprendizado de novos idiomas

O Pura Vida Hostel, em Copacabana, e a escola de idiomas Caminhos Language criaram um projeto de intercâmbio de idiomas entre estudantes de português e cariocas.
A casa do século XX, entre o Cantagalo-Pavão-Pavãozinho e a praia de Copacabana, faz dois eventos para estimular a troca cultural: a Caipisexta, juntando o último dia útil da semana à caipirinha, e o churrasco internacional, numa churrasqueira de frente para a praia de Copacabana.
“Acreditamos que conhecer o Brasil está ligado a entender, ao menos, um pouco do nosso português. A língua é parte da nossa cultura e ajuda também a quem vem de fora entender as raízes brasileiras e ter mais respeito pelo local”, diz Felipe Imbroisi, sócio do Pura Vida.
A maioria dos hóspedes são estrangeiros, e praticamente todos os dias tem evento, com grupos de rock, samba, workshops, exposições, bingos e animadores de festa.
O hostel, que funciona há 12 anos, já foi locação para o filme “Tim Maia – Não há nada igual”, também do canal Porta dos Fundos, e Globo Repórter, que entrevistou viajantes voluntários que trabalhavam em troca de hospedagem gratuita e uma experiência no Rio.