Glória Perez: autora fala à coluna o que sente com saída da Globo
"Estou felicíssima! Foi tudo feito da maneira mais cordial possível e bom pra todo mundo"

O fim da sexta (04/04) foi de grandes emoções no mundo do entretenimento, quando Glória Perez anunciou o encerramento de contrato fixo com a TV Globo. À coluna, a novelista falou: “Estou felicíssima! Foi tudo feito da maneira mais cordial possível e bom pra todo mundo. Estou muito, muito feliz mesmo”.
Foram 42 anos de emissora, com novelas recordistas de audiência. Agora, se for o caso, ela vai trabalhar sob contrato por obra, como tem acontecido com alguns autores e atores.
Sobre a polêmica do assunto aborto, ela diz: “A Globo já tinha divulgado que a novela havia sido adiada porque considerou que o assunto ‘aborto’ era inadequado para as novas diretrizes que se pretende dar às novelas, mas, em algumas mídias, saiu que foi pelo tema política, mas não tem nada a ver com política, nem com Senado”.
A novela de Glória começaria a ser gravada em julho, ambientada em bairros da Zona Sul, Barra e subúrbio, com direção artística de Luiz Henrique Rios.
“Teria uma personagem, da Giovanna Antonelli, com tom de humor, que queria ser candidata à candidata. Para isso, como ela não conhecia nada da cultura do lugar onde seria candidata, teria que contratar uma pessoa pra transformá-la numa local e criar uma identificação com o público do lugar. Uma história pra ser abordada com humor”, explica Perez, só pra constar.
A última novela de Glória foi “Travessia”, exibida entre 2022 e 2023. Antes, escreveu grandes sucessos: “De Corpo e Alma” (1992), “Explode Coração” (1995), “O Clone”, “Caminho das Índias” (2009)”, “Salve Jorge” (2012) e “A Força do Querer” (2017) e uma lista enorme delas.
Antes, a novelista publicou nas redes: “De 1983, quando comecei colaborando com Janete Clair, até 2025, foram 42 anos. E esclareço para evitar mal-entendidos: meu último contrato foi para fazer a novela que entraria depois de ‘Vale Tudo’. Sinopse aprovada, capítulos iniciais escritos, a direção considerou que o assunto ‘aborto’ era inadequado para as novas diretrizes que se pretende dar às novelas. Não questiono a decisão — é normal que uma empresa decida de acordo com sua conveniência. Porém, uma vez que o contrato era por obra, considerei que o mais conveniente para mim era não aceitar renovação e fazer a rescisão do contrato. Tudo de comum acordo. As portas continuam abertas, as minhas e as da Globo também, mas, neste momento, prefiro assim. Quero viver esse tempo no ‘deixa a vida me levar’”…
Procurada pela coluna, a Globo confirma que Glória só tem acordo por uma produção. “A nossa parceria com a Glória Perez foi renovada por obra. E como já falamos, foi combinado que a autora teria mais tempo para desenvolver uma nova novela para a TV Globo”, diz a nota.