Freixo e Joana Henning: acordo para facilitar filmagens na Amazônia
A nova medida simplifica as regras para que as paisagens naturais brasileiras sob proteção federal sejam usadas como locação

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, e Joana Henning, CEO do Estúdio Escarlate, assinaram acordo de cooperação, nesta sexta (21/03), no Parque Lage, para desburocratizar as filmagens da história de Chico Mendes (1944-1988) na própria Amazônia (unidade de conservação) — como se sabe, o seringueiro e ativista político despertou a ira dos grandes fazendeiros locais que o assassinaram.
Freixo citou o cinema como vitrine para o país, com a repercussão de “Ainda estou aqui”, filme vencedor do Oscar. “Antes desse filme, ninguém sabia quem era Eunice Paiva. Quando a Joana foi ao meu escritório falar da importância de se filmar a história de Chico Mendes e criar uma rede de entregas dos povos da floresta, entendi a potência desse projeto e a importância dele para a visibilidade desse personagem na identidade de nosso País”.
“Esse acordo é um facilitador para o cinema sustentável e tem o objetivo de incentivar as produtoras que retratam as florestas como locação. Nosso estúdio entrou com um primeiro produto no acordo de cooperação técnica. Queremos falar mais, filmar mais e de forma consciente os povos da floresta e o nosso bioma”, diz Joana.
Também participaram, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e a Ancine, durante o seminário “Sustentabilidade no Audiovisual e as Oportunidades para Promover Unidades de Conservação através de Filmes, Séries e Outras Linguagens Audiovisuais”.
O acordo também inclui outras unidades de conservação do ICMBio na lista para facilitar as filmagens, como o próprio Parque Lage, que faz parte do Parque Nacional da Tijuca. A nova medida vai simplificar as regras para que as paisagens naturais brasileiras sob proteção federal sejam utilizadas como locação de filmes, séries e novelas