Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Kéré: “Oscar” da arquitetura, vai assinar projeto na Pequena África

Eduardo Paes e Eduardo Cavaliere convidaram o arquiteto Francis Kéré para assinar o seu primeiro projeto na América Latina

Por lu.lacerda
Atualizado em 28 Maio 2025, 11h40 - Publicado em 27 Maio 2025, 18h00
Yannick Schutte, Miguel Pinto Guimarães, Francis Kéré, Eduardo Cavaliere Mariona Deitg (os dois dos extremos são da euipe da Kéré Architecture); Eduardo Paes e Antonio Pitanga
Yannick Schutte, Miguel Pinto Guimarães, Francis Kéré, Eduardo Cavaliere e Mariona Deitg (os dois dos extremos são da equipe da Kéré Architecture); no detalhe, Eduardo Paes e Antonio Pitanga  (./Divulgação)
Continua após publicidade
Eduardo Paes e Antonio Pitanga
Eduardo Paes e Antonio Pitanga (./Divulgação)
Luiz Eduardo Indio da Costa e Francis Kéné
Luiz Eduardo Indio da Costa e Francis Kéré (./Divulgação)
Estevão Ciavatta e Eduardo Paes
Estevão Ciavatta e Eduardo Paes (./Divulgação)
Os Eduardo Paes e Cavaliere, Francis Kéré e Miguel Pinto Guimarães
Eduardo Paes, Eduardo Cavaliere, Francis Kéré e Miguel Pinto Guimarães (./Divulgação)
sdfs
Os arquitetos Francis Kéré e Marcus Damon com a atriz Regina Casé (./Divulgação)
Continua após a publicidade

Francis Kéré é hoje um dos grandes nomes universais da Arquitetura. Nascido em uma aldeia chamada Gando, em Burkina Faso, conseguiu uma bolsa para estudar carpintaria em Berlin e, de passo em passo, hoje comanda um dos principais escritórios de arquitetura do mundo. Em 2022, ganhou o Pritzker Prize, honraria máxima da área, normalmente comparada ao Oscar ou ao Nobel.

Eduardo Paes e Eduardo Cavalière acabam de convidar o arquiteto para assinar o seu primeiro projeto na América Latina, uma biblioteca em terreno ainda não escolhido na Pequena África. Depois de quatro dias intensos no Rio, onde Kéré e sua equipe visitaram do Museu do Amanhã ao Sítio Burle Marx, a programação acabou em samba, nessa segunda (26/05), na casa do também arquiteto Miguel Pinto Guimarães, no Leblon, definida por um dos convidados como “praticamente uma embaixada cultural da cidade carioca”.

Miguel se tornou amigo do colega burquinense quando o entrevistou para o seu livro “Quarenta e quatro em quarentena” (Intrínseca). Lá estavam o prefeito, o vice, parte do secretariado, os atores Regina Casé e Antônio Pitanga, as jornalistas Renata Vasconcellos e Maju Coutinho (que fez matéria com Kéré para o Fantástico) e os presidentes do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), Marcela Abla, e do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Sydnei Menezes.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.