Felipe Fortuna, embaixador na Coreia do Norte, lança livro no Rio
No vaivém dos autógrafos, amigos do autor e contemporâneos do seu pai, o cartunista Fortuna, um dos fundadores do Pasquim
O carioca Felipe Fortuna, embaixador na Coreia do Norte, de férias no Rio, lançou seu 11º livro, “Yorick”, nessa quinta (12/12), na livraria Alento, no Flamengo. No vaivém da fila de autógrafos, além de amigos do autor, muitos contemporâneos do seu pai, o cartunista Fortuna, um dos fundadores do Pasquim, que conheceu a Ditadura militar de perto.
Como Vinícius de Moraes, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Felipe ama igualmente a poesia e a diplomacia.
Na pandemia, ele leu toda a obra de Shakespeare e produziu 50 poemas inspirados em um personagem silencioso do autor inglês: Yorick.
O autor também imagina de que modo o príncipe da Dinamarca, quando criança, se divertia com o bobo da corte, “meu mestre da bagunça”. “Há uma relação entre Yorick e o poder, uma vez que ele circula no meio de nobres, cardeais, dignitários e celebridades da época. Yorick sonha, fica doente e morre. Sua morte toca uma sensibilidade diferente em cada pessoa, do coveiro ao rei. Ninguém era indiferente a Yorick; talvez ninguém quisesse sequer ser parecido com ele”, diz.