Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Entre a quadra e a cabeça: os bastidores da vida de Bruninho

No livro não consta momentos incríveis da carreira esportiva do atleta, mas especialmente na importância da saúde mental

Por lu.lacerda
Atualizado em 7 ago 2025, 13h04 - Publicado em 7 ago 2025, 12h00
Bernardinho com os filhos Bruninho, Vitoria e Julia
Bernardinho com os filhos Bruninho, Vitoria e Julia  (Roberto Filho/Divulgação)
Continua após publicidade
Bruninho e Marco Aurelio, mediador da conversa
Bruninho e Marco Aurélio Souza, jornalista mediador da conversa (Roberto Filho/Divulgação)
Diogo Fialho e Giullia Buscacio
Diogo Fialho e Giullia Buscacio (Roberto Filho/Divulgação)
Jorge Bichara (consultor de esportes no Comitê Olímpico do Brasil), Bruninho e Flavia Costalima (gerente de eventos do Comitê Olímpico do Brasil)
Jorge Bichara (consultor de esportes no Comitê Olímpico do Brasil), Bruninho e Flavia Costalima (gerente de eventos do Comitê Olímpico do Brasil) (Roberto Filho/Divulgação)
Jade Barbosa e Leandro Ferlini
O casal Jade Barbosa e Leandro Ferlini (Roberto Filho/Divulgação)
Bruninho e Marcelinho (Marcelo Elgarten), ex-jogador e também levantador
Bruninho e Marcelinho (Marcelo Elgarten), ex-jogador e também levantador (Roberto Filho/Divulgação)
Continua após a publicidade
Bruninho-e-Rebecca-Silva_
Bruninho e Rebecca Silva (Roberto Filho/Divulgação)
Bruni Mossa de Rezende, o
Bruninho também autografou camisetas com as fãs (Roberto Filho/Divulgação)

Campeão olímpico no vôlei brasileiro, Bruninho lançou, nessa quarta (06/08), na Livraria da Travessa do Barra Shopping, a biografia “Entre Sombras e Vitórias”. No livro, não constam momentos incríveis da carreira esportiva do atleta, mas, especialmente, da importância da saúde mental — tema que o próprio Bruninho vem falando com coragem e naturalidade.

Continua após a publicidade

Depois de encerrar sua trajetória na seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o levantador segue em quadra pelo Vôlei Renata (Campinas), mas não descarta um possível retorno à seleção. Em cinco Olimpíadas, ele conquistou três medalhas e diversos títulos, com uma carreira brilhante. A noite de autógrafos começou com grande fila. Antes dos autógrafos, Bruninho conversou com o público e com o repórter Marco Aurélio Souza, da TV Globo. Entre as histórias, algumas não estão no livro, como a relação próxima — e exigente — com o avô materno Carlos Mossa, ex-atleta sul-americano e pai da também ex-jogadora Vera Mossa. “Nem vou visitar meu avô no dia seguinte a um jogo ruim, porque sei que vou chegar lá, e ele vai dizer: ‘Jogaram mal’”, brincou.

Outro momento: ele relembrou o tempo em que morou numa república com outros jogadores, dormia em um colchão no chão e usava uma caixa de papelão como rack. Falou também da sua estreia profissional, aos 17 anos — quando esqueceu o uniforme em casa, por não imaginar que entraria em quadra, já que era reserva. Teve que voltar para buscar e, no fim, jogou.

Sobre a saúde mental, diz: “Em alguns momentos, precisei me reconectar e buscar um autocuidado com a minha mente. Mostrar vulnerabilidade era um tabu por muito tempo, mas hoje consiguimos falar mais abertamente. Espero ser mais um exemplo para ajudar as pessoas a terem uma vida mais serena e equilibrada”.

Continua após a publicidade

O livro tem dois prefácios de peso, assinados por amigos próximos: Neymar e Gabriel Medina. “Convidei os dois pela admiração e também porque são atletas e sentem muitas das frustrações que eu senti ao longo da vida”, explica.

Com menos de 5 anos, Bruninho já demonstrava paixão e conhecimento pelo esporte: criava jogos, acompanhava partidas com atenção e já mostrava confiança. Embora o pai, Bernardinho, seja presente e determinante em sua trajetória, aparece no livro como um coadjuvante na história, que, antes de tudo, é do próprio Bruninho.

A versão brasileira do livro foi feita com o jornalista Marco Aurélio Souza. A publicação original, lançada primeiro na Itália, tem autoria dos jornalistas italianos David Romani e Gian Paolo Maine.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.