Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Ecos do BRICS: futebol em exposição no MAM

Um dos destaques da exposição "Brasil: imagens e formas", produzida especialmente para a Cúpula do BRICS, é “Brasil – tricampeão” (1972)

Por lu.lacerda
Atualizado em 3 jul 2025, 16h06 - Publicado em 3 jul 2025, 15h30
rubnes
"Brasil - tricampeão", obra de Rubens Gerchman  (Rodrigo Patrocínio/Divulgação)
Continua após publicidade

Um dos destaques da exposição “Brasil: imagens e formas”, produzida especialmente para a Cúpula do BRICS, no Museu de Arte Moderna, é “Brasil – tricampeão” (1972), de Rubens Gerchman, uma pintura da seleção brasileira de 1970 durante a Copa do Mundo do México.

Sob o comando de Zagallo, o time apontado como a melhor equipe de futebol de todos os tempos, com Pelé, Tostão, Rivellino, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres, numa vitória histórica de 4 X 1 contra a Itália. Um dos objetivos da cúpula é a cooperação entre os países-membros para o fortalecimento do esporte no bloco, ou seja, o quadro deve chamar atenção – ainda bem que a Itália não é um membro oficial do BRICS, embora possa participar de reuniões e eventos relacionados como convidada ou observadora.

Também na mostra, trabalhos feitos em diversas regiões do país, entre os séculos 20 e 21, por nomes incontornáveis para a arte brasileira como Anita Malfatti, Anna Bella Geiger, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Franz Weissmann, Heitor dos Prazeres, Lygia Clark e Tarsila do Amaral. Montada no Salão Monumental, a mostra foi organizada a partir de uma seleção de trabalhos da Coleção Gilberto Chateaubriand (em comodato no MAM Rio desde a década de 1990), sob a curadoria de Pablo Lafuente e Raquel Barreto.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.