Festival de Cinema de Gramado é homenageado em Paris
Dira Paes, também homenageada em Paris, já recebeu o Troféu Oscarito no festival gaúcho, em 2017





Nesta segunda (05/05), o Festival de Cinema de Gramado, há 53 anos acontecendo na Serra Gaúcha, foi homenageado pelo 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, no tradicional cinema de rua L’Arlequin, em Saint-Germain-des-Près.
A abertura aconteceu na última semana, com uma homenagem à atriz Dira Paes, que também estava por lá nesta segunda, ao lado de Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, e Tatiana Ferreira, diretora da empresa.
Dira já foi homenageada com o Troféu Oscarito no festival gaúcho, em 2017. Além disso, o filme “Pasárgada”, dirigido e estrelado por ela, foi premiado com o Kikito de Melhor Desenho de Som no mesmo festival em 2024, e ela também deixou suas mãos marcadas na calçada da fama.
Na abertura do festival em Paris, sessão lotada para assistir a “Vitória”, com Fernanda Montenegro no papel principal. Quando as luzes se apagaram, a voz da atriz foi ouvida ao reverenciar o cinema brasileiro. Alan Rocha, que vive um jornalista na trama, apresentou o filme.
Nesta edição, são oito filmes em competição, além de títulos de ficção e docs, com a presença de artistas e produtores que debatem com o público depois das sessões, como a atriz Silvia Buarque, que apresentou o filme “Mais pesado é o céu”, como publicado aqui. O evento vai até esta terça (06/05).
O Festival de Gramado deste ano acontecerá de 13 a 23 de agosto. A curadoria da edição de 2025 é do jornalista, professor e crítico de cinema Marcos Santuário, do ator e diretor de cinema Caio Blat e da atriz Camila Morgado.