Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Festival de Cinema de Gramado é homenageado em Paris

Dira Paes, também homenageada em Paris, já recebeu o Troféu Oscarito no festival gaúcho, em 2017

Por lu.lacerda
Atualizado em 5 Maio 2025, 16h34 - Publicado em 5 Maio 2025, 14h00
A presidente e a diretora de eventos da Gramadotur, Rosa Helena Volk e Tatiana Ferreira, com a atriz Dira Paes, homenageada do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, durante a Mostra Gramado
A presidente e a diretora de eventos da Gramadotur, Rosa Helena Volk e Tatiana Ferreira, com a atriz Dira Paes, homenageada do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, durante a Mostra Gramado (Daniela Ometto/Divulgação)
Continua após publicidade
O bailarino Thiago Soares e o ator Alan Rocha
O bailarino Thiago Soares e o ator Alan Rocha (Daniela Ometto/Divulgação)
O diretor de fotografia Pablo Baião (marido Dira Paes), a produtura de cinema Antonia Pellegrino, Dira Paes e Marcelo Freixo, presidente da Embratur
O diretor de fotografia Pablo Baião (marido Dira Paes), a produtora de cinema Antonia Pellegrino, Dira Paes e Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Daniela Ometto/Divulgação)
Dira Paes e Silvia Buarque
Dira Paes e Silvia Buarque, que apresentou o filme “Mais pesado é o céu” (Daniela Ometto/Divulgação)
Luciana Boal, Katia Adler e Renata Magalhães
A produtora de cinema Luciana Boal, o fundadora do festival de Paris, Katia Adler, e a produtora de cinema Renata Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais (Daniela Ometto/Divulgação)

Nesta segunda (05/05), o Festival de Cinema de Gramado, há 53 anos acontecendo na Serra Gaúcha, foi homenageado pelo 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, no tradicional cinema de rua L’Arlequin, em Saint-Germain-des-Près.

Continua após a publicidade

A abertura aconteceu na última semana, com uma homenagem à atriz Dira Paes, que também estava por lá nesta segunda, ao lado de Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, e Tatiana Ferreira, diretora da empresa.

Dira já foi homenageada com o Troféu Oscarito no festival gaúcho, em 2017. Além disso, o filme “Pasárgada”, dirigido e estrelado por ela, foi premiado com o Kikito de Melhor Desenho de Som no mesmo festival em 2024, e ela também deixou suas mãos marcadas na calçada da fama.

Na abertura do festival em Paris, sessão lotada para assistir a “Vitória”, com Fernanda Montenegro no papel principal. Quando as luzes se apagaram, a voz da atriz foi ouvida ao reverenciar o cinema brasileiro. Alan Rocha, que vive um jornalista na trama, apresentou o filme.

Continua após a publicidade

Nesta edição, são oito filmes em competição, além de títulos de ficção e docs, com a presença de artistas e produtores que debatem com o público depois das sessões, como a atriz Silvia Buarque, que apresentou o filme “Mais pesado é o céu”, como publicado aqui. O evento vai até esta terça (06/05).

O Festival de Gramado deste ano acontecerá de 13 a 23 de agosto.  A curadoria da edição de 2025 é do jornalista, professor e crítico de cinema Marcos Santuário, do ator e diretor de cinema Caio Blat e da atriz Camila Morgado.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.