Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio
Continua após publicidade

Depois de abaixo-assinado, obras de “espigão” de Ipanema é embargada

 Fazer sombra na orla ou areia da praia é proibido por decreto

Por lu.lacerda
Atualizado em 6 nov 2024, 16h09 - Publicado em 6 nov 2024, 13h00
De acordo com decreto, prédios não podem fazer sombra na orla ou aria da praia
Abaixo-assinado pede o embargo imediato dos espigões em Ipanema (alguns com mais de 80m de altura)  (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Provisoriamente deu resultado o abaixo-assinado no Change.org para pedir o embargo de construções de prédios com mais de 80 metros de altura em Ipanema, com a justificativa de que eles vão fazer sombra na praia, o que é proibido pelo Decreto 20504, de 2001. Um deles, o Vista Ipanema, na Rua Prudente de Morais, 281, teve sua licença suspensa, ou seja, por enquanto, as obras estão paralisadas.

A petição foi criada pela urbanista Isabelle de Loys no fim de setembro, com moradores do bairro, baseada no decreto que diz que os prédios são proibidos de projetar sombra sobre o areal e o calçadão, garantindo o direito ao sol para todos os cariocas e preservando a balneabilidade da praia.

No mesmo setembro, a construtora e o arquiteto (RJZ Engenharia, Incasa e Marcus Cavalcanti) do Condomínio Edifício Residence Golf Club, concluído em 2006 na orla de São Conrado, foram multados em R$ 80 mil em ação movida pelo Ministério Público do Rio, por fazer sombra no calçadão e na praia. Embora tenha apenas 12 andares, foi construído próximo da praia em comparação aos outros vizinhos.

“Ainda temos um longo caminho pela frente: outros empreendimentos que também denunciamos continuam sem alterações. Não vamos deixar Ipanema virar um novo Balneário Camboriú!”, diz ela.

Os outros ficam na Prudente de Moraes, 331 e 329, altura de 77,60 m; Visconde de Pirajá, 141 (Alma Ipanema), com 71,89 m.  Foi até gravado um vídeo com a projeção das sombras dos prédios com o passar do dia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.