De próprio punho, por Boni de Oliveira
Empresário passa aniversário com a família em NY: "Além do aniversário, temos 364 oportunidades no ano para brindar à vida"
Se há algo que o passar do tempo nos ensina é que cada dia carrega sua própria razão de ser celebrado.
Lewis Caroll, romancista e autor do clássico “Alice no País das Maravilhas”, apresentou ao mundo o conceito de desaniversário. Nada mais é do que um lembrete de que, além do aniversário, temos 364 oportunidades no ano para brindar à vida.
Hoje, ao completar 89 anos, não resisto em subverter a lógica. Transformo meu aniversário em desaniversário.
Não posso negar que esta é uma data especial, mas não pelo fato de eu ter nascido há quase nove décadas. A idade é um mero detalhe em nossa trajetória.
Como Lewis Caroll sabia, o valor está no que escolhemos comemorar. No meu caso, mais do que as histórias que vivi, celebro as pessoas que encontrei pelo caminho. Meu mais recente livro, “O Lado B de Boni” é uma tentativa de revelar um pouco desses acontecimentos.
Nele, faço um agradecimento a grandes nomes que participaram do meu sonho. E mais gratificante ainda é saber que 100% dos direitos autorais com a venda do livro estão destinados ao Retiro dos Artistas, um lugar que cuida daquelas que dedicaram suas vidas a nos emocionar, muitos dos quais trabalharam comigo.
As doações já surtiram efeito. A velha lavanderia doada por Getúlio Vargas nos anos 50 foi substituída por uma das mais modernas lavanderias profissionais existentes, com reforma do prédio e de todo maquinário. Está em pleno uso. As obras da cozinha e do refeitório já estão em andamento e devem ser concluídas no máximo até o carnaval. A modernização vai atender não só os que lá estão mas os futuros artistas que eventualmente necessitarão desse serviço.
Mais do que o passado, festejo o dia de amanhã. O futuro continua repleto de histórias para contar, de bons vinhos para serem bebidos na companhia de amigos, das boas ideias ainda não tidas, dos projetos que possam ser realizados para beneficiar todos aqueles que nos cercam.
O tempo — esse misterioso diretor de nossas vidas — é impiedoso ao nos ensinar sua principal lição e é por isso que merece aplausos. Por isso, sinceramente, no dia em que completo 89 anos, prefiro me ater aos desaniversários com entusiasmo pelos dias que virão .
Boni de Oliveira é um pioneiro da TV brasileira, ex-diretor da Globo, onde permaneceu por 31 anos, 21 dos quais, como seu principal executivo. É um sagitariano apaixonado por comunicação, chamado também de motor da TV brasileira.