Cineasta alemão Tom Tykwer faz turismo em Niterói, no dia de São Jorge
Antes da sessão de gala que abre o Festival de Cinema Europeu Imovision, comitiva internacional aproveita feriadão



Antes da sessão de gala que abre o Festival de Cinema Europeu Imovision, nesta quarta (23/04), no Reserva Cultural, em Niterói, o diretor alemão Tom Tykwer deu um passeio pela cidade.
Há 25 anos, Tom esteve no Brasil pra lançar “Corra, Lola, corra” e agora está para a première do seu recente “A luz”, com sessão seguida de debate nesta quinta (24/04).
O prefeito Rodrigo Neves convidou o cineasta para visitar o Museu de Arte Contemporânea (MAC), projetado por Oscar Niemeyer e símbolo da cidade. Tykwer aproveitou para conhecer mais sobre a vida de Paulo Gustavo, em cartaz na mostra “Rir, Um Ato de Coragem” e também fazer um programa típico do Dia de São Jorge: comer feijoada e curtir o samba no Quilombo do Grotão, no Engenho do Mato. Quem viu disse que o alemão não fez feio na coreografia e adorou a caipirinha.
“Fomos lançados diretamente no coração cultural desta cidade tão linda. Essa experiência que acabamos de vivenciar é realmente bonita e, sabe, realmente toca o coração. Fiquei muito emocionado”, disse o cineasta.
Além de Tykwer, estão em Niterói a diretora francesa Audrey Diwan, vencedora do Leão de Ouro do 78° Festival Internacional de Cinema de Veneza com o filme “Happening”, que apresentará o remake do clássico de 1974, “Emanuelle”. “Não sabia que era um dia especial aqui no Brasil. Quando chegamos ao Quilombo e ouvi a música, por um momento pensei que talvez fosse algo para turistas: ver os mais velhos e os mais jovens cantando juntos, essa conexão entre gerações… Fiquei realmente comovida”, conta. Com a turma, também estava o franco-suíço Georges Gachot, famoso por seus documentários sobre artistas brasileiros, como Maria Bethânia e Nana Caymmi.