Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Búzios vai ter a sua própria comissão de cinema e TV

Em 2024, por exemplo, três grandes produções escolheram a cidade, entre elas, a minissérie "Praia dos Ossos" (HBO/MAX)

Por lu.lacerda
Atualizado em 4 abr 2025, 16h42 - Publicado em 4 abr 2025, 15h00
A imagem mostra a praia de João Fernandinho, em Búzios, deserta e com águas cristalinas
Praia João Fernandinho, uma das praias mais lindas da cidade  (Juju na Trip/Veja Rio)
Continua após publicidade
Gravações de
Gravações de “Praia dos Ossos”, minissérie inspirada na vida e no assassinato de Ângela Diniz, nos anos 1970, com Marjorie Estiano, na HBO (JC Pereira/AGNEWS/Divulgação)

Búzios, na Região dos Lagos, vai ter a sua própria comissão do audiovisual para atrair e incentivar produções nacionais e internacionais, a Búzios Film Commission — assim como a Rio Film Comission e as outras 22 comissões em estados ou prefeituras no Brasil.

A ação veio das secretarias de Cultura e Turismo, que querem movimentar a economia, o turismo e gerar empregos para os moradores e, até por isso, a prefeitura vai mapear os profissionais e prestadores de serviço locais — como técnicos, maquiadores, figurinistas, motoristas e fornecedores — que poderão ser contratados diretamente pelas equipes de filmagem. “Queremos que o audiovisual beneficie a cidade desde quem fornece alimentação até quem trabalha na parte técnica. É mais do que receber uma equipe de gravação, é fomentar uma nova economia”, diz Leandro Araújo, da secretaria de Cultura e articulador da comissão.

Além de organizar mão de obra, a comissão vai servir de ponte entre produtoras e serviços municipais, simplificando processos, orientando sobre logística e oferecendo apoio na escolha de locações. A aposta em Búzios como cenário é antiga, em novelas, longas e séries, mas agora o objetivo é transformar o potencial esporádico em política pública permanente.  Em 2024, por exemplo, três grandes produções escolheram a cidade: “Praia dos Ossos” (HBO/MAX), “Filho de Mil Homens” (Netflix) e “Corrida dos Bichos”, dirigida por Fernando Meirelles para o Prime Video.

“Búzios tem um apelo estético único e já desperta o interesse natural de cineastas e produtores. Com essa estrutura, vamos deixar de ser apenas cenário e passar a ser um destino preparado para receber produções com profissionalismo e suporte técnico”, explica Thomas Weber, secretário de Turismo.

Segundo dados da indústria, cada real investido em cultura pode gerar mais de seis reais em retorno para o município.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.