Benção do rabino Nilton Bonder: “Que tenhamos um ano de MUITOS problemas!”
"Enquanto forem muitos, todos, sem exceção, têm solução. Que venha 2025!"

A única coisa que pode adulterar o futuro de seu potencial de realização é a espera, a hesitação. A espera é diferente de uma escolha. A opção abre novos caminhos possíveis, mas a espera adultera o que é exequível e viável. Isso porque a espera é a condição de já estar diante de uma maturação, como se fosse uma manifestação interrompida. Não se trata de um mero arrependimento ou voltar para trás: a espera é a perda da tensão do tempo, quando sua linha perde a tração e fica bamba. Caminhar por um tempo que é bambo é a pior coisa que pode acontecer. Neste ano novo, desça, estique esse intervalo frouxo e retome seu lugar num tempo devidamente esticado. O presente depende dessa tensão, senão a “insubstância” do passado e a neblina do futuro, certamente, nos geram vertigens!
E, como em toda corda bamba, mesmo a mais esticada, olhe para a frente, nunca para baixo, ou para o próximo passo. É o horizonte, e não o chão que nos equilibra.
Deixo aqui uma antiga bênção rabínica: que tenhamos todos um ano de MUITOS problemas!!
E antes que pensem que houve um erro de digitação, uma antiga história conta sobre um sujeito que vem ao rabino e lhe pede uma bênção. O rabino lhe diz então exatamente isto: “Que você tenha muitos e muitos problemas!”. O indivíduo, inconformado, reagiu: “Que tipo de bênção é essa?”. Ao que o rabino respondeu: “O dia em que você tiver um único problema, o problema que engolirá todos os outros problemas como pequenos, então você me entenderá!”
Que tenhamos todos muitos problemas, pois, enquanto forem muitos, todos, sem exceção, têm solução. Que venha 2025!
Nilton Bonder é rabino, líder espiritual, escritor, com mais de 20 livros publicados (entre eles, “Alma Imoral”, que virou peça de sucesso). Seu nome é celebrado entre judeus e não judeus.