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Lu Lacerda

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Jornalista apaixonada pelo Rio

Aumento da conta de luz: “O Estado demonstra ausência de sensibilidade”

Segundo depoimentos nas redes, algumas pessoas têm mantido os mesmos hábitos, e a conta quase dobrou em fevereiro

Por lu.lacerda
Atualizado em 18 fev 2025, 16h58 - Publicado em 18 fev 2025, 16h00
conta de luz
Imagem de fatura real de fevereiro do carioca @Felippe_Hermes, fundador do blocktrends.com.br (@Felippe_Hermes/Reprodução)
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Muitos cariocas entraram em contato com a Lia, assistente virtual da Light, para saber sobre o aumento na conta de luz em fevereiro, com as previsões assustadoras nos termômetros. Lia responde: “Sua conta referente a fevereiro teve um aumento porque a alíquota do ICMS, que é um imposto estadual, passou de 18% para 24%”.

Segundo depoimentos nas redes, algumas pessoas têm mantido os mesmos hábitos, e a conta quase dobrou, tanto que Lia tem enviado mensagens, sem o cliente pedir informações, para falar sobre o motivo do aumento durante o período.

Outro fator de a conta vir mais cara é pelo roubo de energia, os famosos “gatos”, em que o cidadão paga por isso. A coluna falou com o advogado Gabriel de Britto Silva, especializado em direito do consumidor e morador de Laranjeiras, que também sofreu com o valor. “Uma coisa é punição do consumidor que desperdiça energia elétrica por um aumento de consumo excessivo e injustificável a retratar uma ausência de conscientização. Outra questão é o consumidor estar sendo obrigado a fazer uso do ar-condicionado, não como um luxo, mas como forma de sobrevivência no Rio, pelo calor extremo de nível 4, jamais visto nos últimos 20 anos. Em vez de a tarifa e os impostos incidentes diminuírem em atenção à dignidade neste período absolutamente excepcional e único, o que se vê é um aumento do ICMS inaceitável, imoral e ilegítimo por parte do Estado para consumo superior a 300 kwh. O Estado, assim, demonstra ausência de sensibilidade, empatia e fatura em cima da tragédia climática. Espera-se que urgentemente as autoridades estaduais reconsiderem esse aumento de ICMS neste período de calamidade”.

A Light diz que está preparada para ampliar o número de funcionários em até quatro vezes nos dias mais críticos, para que “os técnicos respondam com agilidade às ocorrências causadas por temporais, ventos fortes e sobrecargas na rede devido ao uso intensivo de equipamentos elétricos, como ar-condicionado e ventiladores. Ainda durante o verão, a concessionária intensifica a presença de técnicos em centros estratégicos, como o Centro de Operações Integrado (COI), o Centro de Operações Rio (COR) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), permitindo o monitoramento em tempo real da rede elétrica e das condições climáticas”.

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