Aparelho bloqueador de caixa de som nas praias: dica para prefeitos
Dispositivo “Reggaeton Be Gone” foi inventado pelo programador argentino Roni Bandini para bloquear som dos vizinhos

O Rio proíbe uso de caixas de som nas faixas de areia das praias e de parques municipais desde 2022, mas, com o verão e toda a orla lotada, fica difícil fiscalizar.
Por isso, voltou a viralizar nas redes o dispositivo, tipo um comunicador “walkie-talkie” com antena que silencia caixas de som bluetooth. O “Reggaeton Be Gone”, inventado pelo programador argentino Roni Bandini para bloquear o som dos vizinhos que o acordavam de manhã ao som de reggaeton, foi usado numa praia brasileira, em vídeo que já tem milhares de visualizações.
O aparelho foi inspirado no “TV-B-Gone”, criado em 2004, que desliga televisores remotamente, e usa Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning para reconhecer músicas por padrões sonoros, identificando e desativando a reprodução de milhares de canções em caixas de som conectadas por bluetooth.

Em Cabo Frio, o prefeito Dr. Serginho gravou um vídeo tendo como fundo musical o “Rap da Felicidade”, com a letra adaptada para “Eu só quero ser feliz/, andar tranquilamente na praia onde eu nasci;/ e poder me orgulhar/ lá na praia do Forte, só ouvir barulho do mar”, com centenas de caixas de som apreendidas nas praias da cidade. Anunciou que vai apertar a fiscalização, principalmente na praia do Forte, a mais turística. “A Secretaria de Ordem Pública está atenta, e quem insistir vai perder o equipamento”, avisou o prefeito.
Que tal usar o aparelhinho do hermano, prefeito?
Assista ao vídeo aqui.