Medalha Tiradentes para Ronaldo Fenômeno já foi aprovada
Considerado um dos maiores atacantes da história do futebol mundial, Ronaldo nasceu em Bento Ribeiro, na Zona Norte

A Alerj aprovou, em discussão única, nesta quinta-feira (10/04), a Medalha Tiradentes para o ex-jogador Ronaldo Fenômeno, de autoria do deputado TH Joias. “O Ronaldo é símbolo de perseverança e excelência. Superou lesões graves e voltou ao topo do futebol, tornando-se ídolo de gerações. É justo que receba a mais alta honraria do Parlamento”, diz o autor da proposta.
Considerado um dos maiores atacantes da história do futebol mundial, Ronaldo nasceu em Bento Ribeiro, na Zona Norte carioca, e passou por clubes, como Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians. Foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em três oportunidades (1996, 1997 e 2002) e conquistou duas Copas do Mundo com a Seleção Brasileira, sendo artilheiro da competição em 2002.
O projeto destaca não só a carreira como também a atuação como empresário e investidor no esporte — atualmente é dono do clube espanhol Real Valladolid, além de uma série de empresas em seu nome, como a R9 Gestão Patrimonial & Financeira, Tara Sports e Ronaldo Academy, dentre outras. E, ainda, “por ser bom marido”, comenta-se.
O atleta começou 2025 com o sonho de presidir a CBF, mas teve que desistir, segundo ele, depois de ver as portas das federações “fechadas” ao longo de sua candidatura (Ednaldo Rodrigues foi reeleito, por unanimidade). Além disso, no ano passado, ele se desfez da sua porcentagem relativa à Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro.
Agora, Ronaldo, cuja foto de perfil nas redes é “No to racism” (“não ao racismo”), vai comandar uma força-tarefa da Conmebol na luta contra o racismo, a discriminação e a violência no futebol, que foi formada depois de uma reunião com representantes das confederações e Estados sul-americanos.