Adv. protagonista da recuperação judicial no BR lança livro sobre caso Oi
Eurico de Jesus Teles Neto é também presidente da Comissão de Direito Empresarial do Conselho Federal da OAB








O advogado Eurico Teles lançou “Mediação na Recuperação Judicial no Brasil”, nessa quinta (03/04), na Travessa do Leblon.
Na semana anterior, a OAB-RJ entregou a Medalha Raymundo Faoro a Teles, distribuída a advogados que se destacam na profissão. A recuperação judicial de empresas no Brasil sempre foi marcada por processos longos, excessiva judicialização e um judiciário sobrecarregado, mas a mediação e a conciliação têm ganhado força no cenário jurídico, com casos conhecidos como o da Oi, que se tornou um marco no direito empresarial no país.
Eurico ocupou muitos postos na Oi até a presidência, em 2017, e liderou a reestruturação, demonstrando como a mediação pode ser um instrumento fundamental para salvar empresas da falência – é o que está no livro.
Teles é também presidente da Comissão de Direito Empresarial do Conselho Federal da OAB.
O livro tem prefácio de especialistas no cenário jurídico: Ana Tereza Basílio, presidente da OAB-RJ; Paulo Penalva, procurador do estado do Rio e também autor de livro sobre o tema; e José Roberto Sampaio, do escritório que atende a grandes empresas de diversos segmentos. Os dois últimos também participaram da recuperação judicial da Oi.
“Acredito que o uso da mediação na recuperação judicial do Grupo Oi, além de ter sido fundamental para um desfecho de sucesso na primeira etapa, vai contribuir para a manutenção das atividades de outras sociedades brasileiras”, diz o autor.
A publicação também faz referências a juristas, como o ministro Luís Roberto Barroso, o ministro Luis Felipe Salomão, o desembargador Humberto Dalla, Eduardo Val, Humberto Theodoro Júnior, João Luiz Lessa Neto e Felipe de Oliveira Gonçalves.