Imagem Blog

Lu Lacerda

Por Lu Lacerda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Jornalista apaixonada pelo Rio

Abertura de “Absurdos Servidos no Jantar”: coletiva inspirada em Camus

Artistas de diferentes gerações e linguagens se inspiraram na teoria do absurdo, do filósofo franco-argelino Albert Camus

Por lu.lacerda
Atualizado em 21 fev 2025, 18h30 - Publicado em 21 fev 2025, 18h00
Clara Gerchman e Luiz Danielian
Cabelo, Luiz Zerbini e Thiago Rocha Pinto; Clara Gerchman e Luiz Danielian (Renato Wrobel/Divulgação)
Continua após publicidade
Alvaro Seixas, Vanda Klabin e Gerben Mulder
Alvaro Seixas, Vanda Klabin e Gerben Mulder (Renato Wrobel/Divulgação)
Bruna snaiderman Clara gerchman Luiz danielian_0251
Bruna Snaiderman, Clara Gerchman e Luiz Danielian (Renato Wrobel/Divulgação)
Julia sonmez e francesca pomposelli_0209
Julia Sonmez e Francesca Pomposelli (Renato Wrobel/Divulgação)
marcos lontra raquel saliba_0039
Marcos Lontra e Raquel Saliba (Renato Wrobel/Divulgação)
Ronaldo Simões e Carol Olinto
Ronaldo Simões e Carol Olinto (Renato Wrobel/Divulgação)
Marina Lattuca, Gabriel Schettini e Stephanie Ferraz
Marina Lattuca, Gabriel Schettini e Stephanie Ferraz (Renato Wrobel/Divulgação)
Continua após a publicidade
Ludwig Danielian, Marlon Amaro e Ruana Carla
Ludwig Danielian, Marlon Amaro e Ruana Carla (Renato Wrobel/Divulgação)
Livia Monte e paulo azeco_0046
Livia Monte e Paulo Azeco (Renato Wrobel/Divulgação)
Ju morais e thadeu dias_0099
Ju Morais e Thadeu Dias (Renato Wrobel/Divulgação)
Fred dorey e. Antonia dias leite_0169
Fred D’Orey e Antonia Dias Leite (Renato Wrobel/Divulgação)
Continua após a publicidade
Lais amorim e kentaro_0153
Lais Amorim e Kentaro (Renato Wrobel/Divulgação)
Bruna Snaiderman e Pedro Varela
Bruna Snaiderman e Pedro Varela (Renato Wrobel/Divulgação)
Aysú Rodrigues, Aisaaccc e Alessandro Fracta
Aysú Rodrigues, Aisaaccc e Alessandro Fracta (Renato Wrobel/Divulgação)
Ana carolina migliora e Victoria kompier_0182
Ana Carolina Migliora e Victoria Kompier (Renato Wrobel/Divulgação)
Continua após a publicidade
Ber e jo miranda_0049
Ber e Jo Miranda (Renato Wrobel/Divulgação)
Claudia jundi luana valente tomas jundi_0096
Claudia Jundi, Luana Valente e Tomas Jundi (Renato Wrobel/Divulgação)
Cabelo e Gais ama _0226
Cabelo e Gais Ama (Renato Wrobel/Divulgação)
Alvaro seixas e Luana Manhaes_0239
Alvaro Seixas e Luana Manhães (Renato Wrobel/Divulgação)
Continua após a publicidade
Sofi Azevedo, Gustavo Grinspun, Miguel Morgado, João Pedro Dias Mendes e Rayssa Wainstein
Sofi Azevedo, Gustavo Grinspun, Miguel Morgado, João Pedro Dias Mendes e Rayssa Wainstein (Renato Wrobel/Divulgação)
Ronie Mesquita e Luiz danielian_0113
Ronie Mesquita e Luiz Danielian (Renato Wrobel/Divulgação)
Rafael meliga e luiza vazquez_0165
Rafael Meliga e Luiza Vazquez (Renato Wrobel/Divulgação)
Igor vilella Julia sonmez e francesca pomposelli Kevin kohn_0211
Igor Vilella, Julia Sonmez, Francesca Pomposelli e Kevin kohn (Renato Wrobel/Divulgação)
Continua após a publicidade
Reginaldo muniz lucas finonho e cipriano_0086
Reginaldo Muniz, Lucas Finonho e Cipriano (Renato Wrobel/Divulgação)

Nessa quinta (20/02) teve a abertura da coletiva “Absurdos Servidos no Jantar”, na Danielian, Gávea.

Os artistas de diferentes gerações e linguagens se inspiraram na teoria do absurdo, do filósofo franco-argelino Albert Camus, explorando da fotografia à escultura, da instalação à pintura —, de nomes como Tunga e Anna Bella Geiger, quanto nomes promissores da arte contemporânea, como Bertô, Ana Matheus Abbade e Cipriano.

Os trabalhos questionam os comportamentos sociais moldados por valores culturais e éticos, revelando como tais estruturas abrandam — ou intensificam — a percepção do absurdo, em quatro eixos, sendo um dele os absurdos das catástrofes naturais e a crescente frequência, ou ainda os sociais, sobre as desigualdades, os psicológicos, abordando os transtornos emocionais cada vez mais acelerados.

Nesse sentido, o abuso de substâncias — ilícitas ou não — surge como desdobramento, causa ou consequência na obra de Raphael Escobar, com um díptico com relação entre o consumo de drogas e a tradição europeia da pintura de natureza-morta.

E também os absurdos da virtualidade, sobre o papel das redes sociais na legitimação de novos padrões de comportamento. O clima é esse.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.