San Andrés: o que fazer no paraíso caribenho em águas colombianas
Ilha é destino perfeito para snorkel e observação da vida marinha, além de ser refúgio para quem busca relaxar em meio a paisagens naturais deslumbrantes
San Andrés é um verdadeiro paraíso caribenho e faz parte do deslumbrante arquipélago que inclui ainda Isla Providencia e Santa Catalina, duas outras joias que merecem ser exploradas. Conhecida por suas águas cristalinas e de tons turquesa, a ilha é o destino perfeito para snorkel e observação da vida marinha, além de ser um refúgio ideal para quem busca relaxamento em meio a paisagens naturais deslumbrantes. Aqui no post destaco as sete melhores atividades em San Andrés, Colômbia.
Quando ir pra San Andrés?
Recomendo ficar pelo menos três dias inteiros em Providência e cinco dias em San Andrés. A melhor época para visitar é no primeiro semestre, mas nós fomos em julho e pegamos dias incríveis!
Onde fica San Andrés?
San Andrés é uma ilha localizada no Mar do Caribe, a aproximadamente 700 km a noroeste da costa da Colômbia e a cerca de 230 km a leste da Nicarágua. Faz parte do arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, que é um território insular colombiano.
Como chegar em San Andrés?
Para chegar a San Andrés, você precisa pegar um voo para o Aeroporto Internacional Gustavo Rojas Pinilla (ADZ). Não existe voo direto do Brasil. Nós voamos com a JetSmart, companhia Low Cost chilena.
Sempre voamos com eles para destinos da América do Sul.
Fizemos o trecho com conexão em Santiago. Gosto da JetSmart porque pratica preços bem mais baixos, e é uma empresa antiga e sem registros de acidentes ou atrasos.
A Jetsmart foi fundada em 2016, e é a maior e mais nova companhia aérea de ultrabaixo custo da América do Sul, com operações Chile, Argentina, Peru e Colômbia, Brasil, Equador, Paraguai e Uruguai, que transportou mais de 25 milhões de passageiros na região. Ela foi criada pelo fundo de investimento Indigo Partners, que também controla outras low-cost como Frontier Airlines, Volaris e Wizz Air.
A JetSMART tem uma das frotas mais nova da América de Airbus A320 e A321, com um média de 2,95 anos .
Onde se hospedar em San Andrés: o Gran Sirenis
O Grand Sirenis, em San Andrés, é o melhor hotel local e opera em regime all inclusive. Ele faz parte da coleção de hotéis de luxo Oxo Hotel, e conta com estacionamento privativo, piscina, academia, café da manhã variado e uma bela piscina ao ar livre.
Os quartos do hotel têm varanda com vista para o mar, são equipados com ar-condicionado, cafeteira, frigobar, cofre, TV de tela plana e banheiro privativo com chuveiro.
Tem dois restaurantes, além do bar da piscina, e um bar-café que fazem parte do all inclusive. Achei o serviço ótimo, o hotel é novo em folha, chique, e a localização é sensacional.
O Sirenis está a 100 metros do centro da ilha, onde estão lojas e restaurantes, e da praia principal de Spratt Bight. Além disso, está ao lado de onde ficam os locais de onde saem os barcos de passeio.
- Preço: a partir de R$ 1.742 por diária
- Avaliação Booking.com: 8,9
- Localização: Perto da praia de Spratt Bight e do centro de San Andrés
Agência em San Andrés
Fizemos todos os passeios, assim como a locação de scooter e mule (uma espécie de carrinho de golfe melhorado) com a agência San Andrés com David. É uma das empresas mais antigas da ilha, e tem atendimento especializado para brasileiros.
Achei muito organizados, pontuais, e com equipamentos novos: barcos, mule, scooter. A equipe (como os instrutores de snorkel e mergulho) conhece cada palmo da ilha. Recomendo.
Atividades imperdíveis em San Andres:
1) Parasailing
Que tal sentir a adrenalina de sobrevoar sobre mar do Caribe, e observar diversas formações de corais com visibilidade incrível, graças às águas incomparavelmente transparentes de San Andrés?
Fazer parasailing em San Andrés é ver o mar de sete cores do alto. Nele, você é puxado por um barco, enquanto está preso a um paraquedas, permitindo que você voe alto sobre a água. Os barcos geralmente comportam cerca de 10 pessoas e estão equipados com instrutores experientes. Cada pessoa passa 15 minutos no ar.
2) Volta à ilha de barco
O passeio é bem bacana, e dá a volta completa na ilha, passando pelos locais abaixo:
El Palito
É uma pequena piscina natural no mar. O barco para rapidamente para um mergulho.
Johnny Cay
Johnny Cay é uma ilha que pode ser vista da praia principal de San Andrés, Spratt Bight. Tem água turquesa cristalina e um gramadão de coqueiros. Há barracas por lá, então pode ser um local para também lanchar.
Cayo Acuario
É onde o passeio para por mais tempo: cerca de 1h a 2 h.
Cayo Acuario é formado por duas ilhas no meio de um banco de areia e de corais. A cor do mar é impressionante (me lembrou bastante Los Roques) e a vida marinha idem: há muitos peixes, raias e tubarões-lixa. Cabe dizer que nunca houve registro de ataque.
Um ponto apenas que me incomodou foram turistas pegando e acariciando as raias. Não façam isso: é um estresse enorme para o animal.
A ilha conta com boa infraestrutura, incluindo quiosques que servem refeições.
Naufrágio e mangue
Uma das paradas do passeio de barco é no local do Naufrágio, onde os visitantes podem explorar os restos de um navio afundado em águas cristalinas. É uma passagem rápida, apenas para observação
Por fim, o barco passa pelo mangue.
3) Volta à ilha de mule ou moto
San Andrés é uma ilha pequena, e é possível dar a volta nela de moto ou mule em 1h30. Mas há muitas paradas interessante pelo caminho e, no fim das contas, para se conhecer a ilha toda com calma você vai levar 1 ou 2 dias. Sendo assim, considere alugar um veículo motorizado por 24 ou 48 horas.
Aqui são algumas paradas que recomendamos em San Andrés:
West View
Em West View, há dois beach clubs: o primeiro leva o nome de West View mesmo, e é um ecoparque com trampolins e um tobogã, que costuma ficar bem cheio.
Do lado dele, fica o Reggae Bar, que é uma alternativa mais tranquila.
Debaixo d’água, acessível por ambos os beach clubs, há uma estátua de Poseidon submersa, que pode ser observada de snorkel ou cilindro.
Booby Rock
O Booby Rock Beach Club é um restaurante-bar muito charmoso, que fica sob os corais de San Andrés e tem uma vista privilegiada do mar tranquilo à sua frente. É o lugar ideal para beber um drinque e relaxar.
Estrada cênica
Para quem gosta de tirar fotos, há um ponto na estrada com um mar de coqueiros e o mar de corais. É uma imagem lindíssima, e inconfundível: você reconhecerá o lugar ao chegar.
Playa Charquitos
Playa Charquitos tem águas rasas e calmas, ou seja, é ideal para famílias, especialmente para aquelas com crianças pequenas. Uma área muito linda e tranquila para relaxar em San André.
Capi Beach Restaurant
O Capi Beach Restaurant, localizado na tranquila praia de San Luis, é um achado entre os beach clubs de San Andrés. Com um ambiente pacato, frequentado por locais e viajantes habituais, oferece uma experiência única sob a sombra dos coqueiros. O cardápio é variado e elogiado, com destaque para pratos como o polvo, acompanhado por drinques refrescantes a preços justos.
4) Ir na praia de Spratt Bight
Spratt Bight é a praia mais popular e movimentada de San Andrés, localizada na ponta norte da ilha, próxima ao centro e à maioria dos hotéis.
Com suas águas incrivelmente cristalinas e de tons azul-turquesa, a praia atrai turistas em busca de um cenário paradisíaco para relaxar ou praticar esportes aquáticos. O calçadão que acompanha a orla oferece diversas opções de bares, restaurantes e lojas, tornando a experiência ainda mais completa. A infraestrutura é excelente, com cadeiras, guarda-sóis e fácil acesso ao mar.
5) Fazer compras nas lojas “Duty Free”
San Andrés é uma zona franca, então tem várias lojas duty free a céu aberto, com preços bem mais em conta do que no Brasil. As avenidas Colombia, Providencia, Las Américas e Colón são os melhores lugares pra conferir.
Lá você encontra uma variedade enorme de produtos, como cosméticos, perfumes, eletrônicos e roupas, tudo com preços mais baixos. As lojas abrem às 9h e vão até as 20h, mas fecham para almoço, entre 12h e 14h. Então é melhor evitar esse horário para não perder tempo.
6) Mergulho
As águas cristalinas, os corais coloridos e a vida marinha rica fazem do mergulho de cilindro outra atividade imperdível em San Andrés. E não é preciso ter certificado. Com uma rápida aula, e acompanhado por instrutores, qualquer um pode se aventurar nessa.
7) Passeio de barco no entardecer com snorkel no navio naufragado
O navio naufragado em San Andrés, conhecido como “Barco Pirata”, é uma embarcação que encalhou na ilha nos anos 1950. Originalmente, era um navio cargueiro. Mas as histórias locais e sua aparência desgastada com o tempo deram origem à lenda de que seria um antigo navio pirata.
Hoje, o naufrágio serve como um recife artificial, atraindo turistas e mergulhadores que exploram sua estrutura submersa e a vida marinha que o cerca. A verdadeira história por trás do naufrágio não envolve piratas, mas sim um acidente marítimo, e o navio foi abandonado e tomado pela natureza.
O trajeto até o local do naufrágio leva em média de 15 a 20 minutos, dependendo das condições do mar. No local, os participantes têm cerca de 30 a 40 minutos para explorar o naufrágio com snorkel. Ao mergulhar, você explora os destroços iluminados pelo sol poente, observando peixes coloridos e corais entre as estruturas submersas. A experiência é curta, mas fascinante, combinando aventura e segurança em um cenário histórico e natural único.